magdarafaela

1253 palavras 6 páginas
A ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA, ARTE E PROFISSÃO
A Administração como uma Ciência
A Administração é uma ciência, pois lida com fenômenos complexos, sobre os quais o administrador tem pouco conhecimento. Por ser uma ciência inexata, o administrador toma decisões com base em informações incontroláveis, devido aos limites cognitivos de racionalidade e por serem os negócios altamente mutáveis e circunstanciais.
A condição lógica de ciência pode ser enunciada em termos de procedimentos e operações intelectuais que:
a) possibilitam a observação racional e controlada dos fatos;
b) permitem a interpretação e explicação adequada dos fenômenos;
c) contribuem para a verificação dos fenômenos, positivados pela experimentação ou pela reobservação; e
d) fundamentam os princípios da generalização ou o estabelecimento dos princípios e das leis.
A Administração como ciência recebeu e recebe influências de diferentes ciências como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Economia. Por exemplo, a Sociologia como uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições contribui para o administrador entender os processos de interações que podem se estabelecer nas mais variadas situações. O administrador também deve entender os fundamentos da Psicologia para compreender as manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com as outras pessoas dentro e fora das organizações. Os fundamentos da Economia ajudam o administrador a entender as relações que ocorrem com a produção e a troca de mercadorias. A Filosofia oferece ao administrador uma imagem do pensamento humano – ou mesmo da realidade em que este se encontra inserido.
A Administração como uma Arte
Partindo do pressuposto de que arte é conseguir um resultado desejado por meio da aplicação de habilidades, pode-se dizer que a Administração é uma arte no sentido de proporcionar o desenvolvimento por meio do treinamento educativo das

Relacionados