assistente social

Páginas: 9 (2232 palavras) Publicado: 20 de julho de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social






“RELATÓRIO DE ESTÁGIO I”





















Cruzeiro do Sul
2012





















“rELATÓRIO DE ESTÁGIO i”








Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Relatório de Estágio I.Cruzeiro do Sul
2012



Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I

O estágio curricular obrigatório I foi realizado na Instituição Casa Abrigo do Juruá (CAJ), que foi fundada em 30 de dezembro de 2008. É uma casa que abriga as mulheres quesofrem violência doméstica, principalmente as mulheres que são ameaçadas de morte. Desde janeiro de 2011 a Casa atendeu no total de 09 mulheres e 06 crianças adolescente que acompanhavam ás abrigadas.

A casa tem sua estrutura composta por: uma cozinha, sala de estar, sala de atendimento, banheiro, sala da coordenação e da Assistente Social, com banheiro, três quartos combanheiro, cada quarto contem dois beliches, sala de atividades, e também por uma área de lazer. A Instituição conta com quinze funcionários sendo eles: uma gerente, seis educadoras, uma Assistente Social, três monitoras, auxiliar de serviço gerais, três vigilante.

As mulheres que vão para a Casa Abrigo, ficam sobre a proteção do Estado e param de freqüentar o trabalho ou a escolabem como os filhos que ficam abrigadas junto com suas mães, as abrigadas da casa também passam por um processo de investigação. Ao chegar à casa a abrigada será informada sobre as normas e rotinas da instituição como; restrição de visitas, pacto de sigilo sobre o endereço da instituição, horário das refeições, e que a mesma será responsável pela limpeza de suas roupas e de seus filhos bem comopela limpeza do quarto banheiro e que todos serão responsáveis pela manutenção e higiene dos cômodos da Casa Abrigo.

Algumas das abrigadas são inseridas num Programa de Transferência de Renda o “Bolsa Mulher”, no valor de R$465.00, durante quatro meses. O outro beneficio oferecido a elas é o “bolsa moradia transitória”, que é destinado ao pagamento do aluguel de uma casa, casoencontrem-se em situação de vulnerabilidade social, o beneficio são de seis meses, ou prorrogável por um ano. As Abrigadas também participam de oficinas como, bordado, pintura, oficina de higiene pessoal, palestras, dentre outras.

Todas as atividades da Casa Abrigo do Juruá (CAJ), é registrada, bem como todas as o ocorrências a abrigada tem uma pasta com todas as informações ereferencias, desde o dia que chegou, até o dia que saiu, assim como também registrado no livro de atividades do Serviço Social.

A Casa Abrigo do Juruá, tem como principal objetivo o de garantir a integridade física e psicológica das mulheres, que correm risco de vida ,bem como de seus filhos menores de14 anos de idade, garantindo o direito como pessoa, sabendo de que nenhuma vida deveráser violentada.
O Serviço Social na instituição é de suma importância pois realiza o questionário social e elaborar o parecer,realiza os encaminhamentos,orientação e esclarecimento sobre direitos, deveres e recursos sócias disponíveis na rede ,realiza reuniões para apresentação da proposta de gestão participativa da casa ,realiza trabalho de grupo para a conscientização sobre aviolência intrafamiliar e de gênero para abrigadas através das oficinas informativas,realizar contatos com familiares e empregadores,coordena as reuniões de estudo de caso, faz a catalogação das doações encaminhadas a casa abrigo,confecciona o relatório mensal das atividades da casa, providencia o que for necessário ás abrigadas, organiza a agenda externa das abrigadas,faz a distribuição das doações....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistente social
  • assistente social
  • Assistente Social
  • Assistente social
  • Assistente Social
  • Assistente social
  • Assistente Social
  • Assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!