Assainas

860 palavras 4 páginas
Escolha a alternativa que apresenta os pronomes demonstrativos adequados para estabelecer as relações entre as frases e os termos a que se referem.
O fumo é prejudicial à saúde; _______ já foi comprovado cientificamente.
Preste atenção a _____________ palavras: O fumo é prejudicial à saúde.
O fumo é prejudicial à saúde; __________________ deve ser preservada. a. esse, essas, esta. b. esse, isso, esta. c. isso, essas, esses. d. isso, estas, essa. e. este, essas, estes.

Leia o parágrafo seguinte e analise o tipo de desenvolvimento da sua estrutura. Depois assinale a alternativa que corresponde a ele:
“Por que as extremidades do corpo são mais frias? Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio. Em consequência, a quantidade de sangue que chega a essas regiões diminui muito.”
In: Revista Superinteressante, ano 8, São Paulo, Abril, janeiro de 1994. a.
Motivo/explicação e consequência b.
Paralelo por contraste ou por semelhança c.
Interrogação
d. causa e efeito e.
Exemplificação

Observe o parágrafo a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tópico frasal.
E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido? Isso poderia mudar a sua vida mais do que parece. Vamos nos concentrar só no que poderia acontecer com o nosso país. Para começar, o Brasil e a Argentina poderiam ter se unido em torno de uma paixão em comum: o fascismo. O coronel argentino Juan Domingo Perón estenderia o tapete vermelho aos nazistas logo após tomar o poder, em 1943. Já o presidente Getúlio Vargas se aproximaria da Alemanha, embora sem aceitar sua tutela. No caso do Brasil seria namoro, não casamento. Bom, pelo menos no início. Mas, tão logo o nazismo fincasse o pé em Buenos Aires, a Alemanha tentaria laçar o Brasil por meio de acordos econômicos, cooperação militar, programas culturais e agentes infiltrados

Relacionados