Aspestos positivos e negativos de empresas familiares

3848 palavras 16 páginas
1. GESTÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES

A empresa familiar é gerada por membros da família por no mínimo duas gerações e incluindo membros da própria família a participarem e trabalharem na empresa.
Segundo Casillas (2007), as próprias empresas familiares estão admitindo que sua natureza familiar seja apenas mais uma característica da empresa que influência inúmeros campos organizacionais.
A empresa familiar tem quatro princípios sendo eles, planejar, executar, controlar e organizar, pois sem esses quatro princípios é muito difícil administrar uma empresa sendo ela de pequeno ou grande porte.
Bornholdt (2005) diz que:

Para uma empresa ser considerada empresa familiar precisa de;
a) o controle acionário pertence a uma família e/ou a seus herdeiros;
b) os laços familiares determinam a sucessão no poder;
c) os parentes se encontram em posições estratégicas, como na diretoria ou no conselho de administração;
d) as crenças e os valores da organização identificam-se com os da família;
e) os atos dos membros da família repercutem na empresa, não importando se nela atuam;
f) ausência de liberdade total ou parcial de vender suas participações/quotas acumuladas ou herdadas na empresa. (BORNHOLDT, 2005, p. 34).

A empresa familiar sofre diversos tipos de impactos diretos por causa da administração, seus fundadores, mas tem um diferencial de outras empresas, pois essas empresas são centralizadas e resistem muito bem a mudanças.
Conforme Lodi (1978), ele afirma que:

O conceito de empresa familiar nasce geralmente com a segunda geração de dirigentes, ou porque o fundador pretende abrir caminho para eles entre os seus antigos colaboradores, ou porque os futuros sucessores precisam criar uma ideologia que justifique a sua ascensão no poder. (LODI, 1978, p. 6).

Este tipo de tema tem sido um dos temas mais discutidos e abordados em monografias e em palestras, é um tipo de empresa que está sendo reconhecida mundialmente, em todos os países.
Existem

Relacionados

  • 027696251015
    6238 palavras | 25 páginas
  • RELIGÃO TRANDICIONAL AFRICANA
    32331 palavras | 130 páginas