Aspestos positivos e negativos de empresas familiares

Páginas: 16 (3848 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1. GESTÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES

A empresa familiar é gerada por membros da família por no mínimo duas gerações e incluindo membros da própria família a participarem e trabalharem na empresa.
Segundo Casillas (2007), as próprias empresas familiares estão admitindo que sua natureza familiar seja apenas mais uma característica da empresa que influência inúmeros campos organizacionais.
Aempresa familiar tem quatro princípios sendo eles, planejar, executar, controlar e organizar, pois sem esses quatro princípios é muito difícil administrar uma empresa sendo ela de pequeno ou grande porte.
Bornholdt (2005) diz que:

Para uma empresa ser considerada empresa familiar precisa de;
a) o controle acionário pertence a uma família e/ou a seus herdeiros;
b) os laços familiares determinama sucessão no poder;
c) os parentes se encontram em posições estratégicas, como na diretoria ou no conselho de administração;
d) as crenças e os valores da organização identificam-se com os da família;
e) os atos dos membros da família repercutem na empresa, não importando se nela atuam;
f) ausência de liberdade total ou parcial de vender suas participações/quotas acumuladas ou herdadas naempresa. (BORNHOLDT, 2005, p. 34).



A empresa familiar sofre diversos tipos de impactos diretos por causa da administração, seus fundadores, mas tem um diferencial de outras empresas, pois essas empresas são centralizadas e resistem muito bem a mudanças.
Conforme Lodi (1978), ele afirma que:

O conceito de empresa familiar nasce geralmente com a segunda geração de dirigentes, ou porqueo fundador pretende abrir caminho para eles entre os seus antigos colaboradores, ou porque os futuros sucessores precisam criar uma ideologia que justifique a sua ascensão no poder. (LODI, 1978, p. 6).



Este tipo de tema tem sido um dos temas mais discutidos e abordados em monografias e em palestras, é um tipo de empresa que está sendo reconhecida mundialmente, em todos os países.
Existemvários casos de empresas que se deram bem, tiveram um ótimo crescimento no mercado e outras que fracassaram sem nem tentar melhorar.
Segundo Oliveira (2006) as principais causas que fazem uma empresa não durar para sempre são:


- Concentração, por tradição, em um produto ou serviço específico, do qual não conseguem sair quando o ciclo de vida deste produto ou serviço entra em declínio;
-Falta de planejamento estratégico estruturado; e
- Brigas de sucessão. (Oliveira, 2006, p.07).


As oportunidades que as empresas familiares estão tendo no mercado financeiro são expressivas, fazendo com que as empresas no presente momento sobrevivam.
Este é um tipo de empresa que tem a influência do fundador, para que consiga se manter no mercado, estando apenas na primeira ou segundageração.
Para Grzybovki e Tedesco (2000), os administradores das empresas familiares trazem consigo uma formação de poder e riqueza, sob forte apelo emocional do fundador.
Já Floriani (2007), ressalta que:

Querer quantificar os erros que se cometem no âmbito da empresa familiar e em decorrência da sua qualificação como tal é, no mínimo, temerário, para
não dizer utópico. Afinal, cada empresa é umuniverso individual e, por assim sê-lo, tem suas peculiaridades próprias, inerentes à sua história de
criação e desenvolvimento, ao perfil do seu fundador, às características dos seus sucessores, ao seu segmento específico de mercado e a tantos os elementos que compõem o ambiente empresarial.


As empresas familiares devem trabalhar com os três círculos que são: propriedade, família e empresaou gestão.
Os autores que escreveram sobre as empresas familiares todos falam dos três círculos, e uns dos autores que falam sobre o assunto são, Bornholdt (2005), Casillas (2007), Lodi (1978), entre outros.



Figura 1: Modelo de Três Círculos da Empresa Familiar. Fonte: Cambridge (2010).

Este circulo foi criado na década de setenta pelos professores Renato Tagiuri e John A. Davis na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
  • Aspectos positivos e negativos da empresa individual de responsabilidade limitada
  • POSITIVO E NEGATIVO
  • sentimentos negativos e positivos
  • Pontos positivos e negativos do capitalismo
  • Sintomas positivos e negativos da esquizofrenia
  • impactos positivos e negativos da tecnologia
  • IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS E POSITIVOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!