aspectos éticos, legais e maral do envelhecimento

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

O envelhecimento tem sido crescente tanto nos países desenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento, tornando-se um grande desafio para a sociedade brasileira. Esse é um processo pelo qual todo ser humano tem que passar e ocorrerá de maneira diferente para cada pessoa, pois irá depender do tipo de vida que cada pessoa leva.
Apesar dos idosos tornarem-se cada vez maiscrescente na sociedade, as autoridades e até mesmo alguns cidadãos não se mostram preocupados com o bem estar e a defesa dessas pessoas. Talvez, por o Brasil ser uma sociedade capitalista, onde o seu maior interesse são os lucros e a mão de obra qualificada, acabam excluindo o idoso de participar ou até mesmo de contribuir com suas idéias ou trabalho por não serem mais jovens. Isso acaba se tornandopreconceito, pois apesar do idoso não ter mais a sua juventude, não significa que são incapazes de fazer determinado tipo de serviço.
Segundo o estatuto do idoso Art°3- É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, àcidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Além disso, segundo o artigo 9° do estatuto do idoso diz: É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
Apesar de todas as garantias que são oferecidas aosidosos, todos sabem que um olhar atento para cada situação de envelhecimento é sempre bem vinda e bem vista, até porque existem aquelas pessoas que envelhecem de forma saudável e outras não.

1. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS

2.1Ética

Segundo o filósofo e professor Singer (1994:4-6) “Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar,as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).”

2.1.1Definição

Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social,possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

2.2 Moral

SegundoDurkheim, Moral é a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior á própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

2.2.1 Definição

Moral deriva do latim mores “relativo aos costumes”. Seria importante referir, ainda, quanto á etimologia da palavra “moral”, que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.
E assim, a palavra moral não traduz completo, apalavra grega originária. É que êthica possuía, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significa também éthos,remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.

3. ENVELHECIMENTO
De acordo com Garcez Leme (1998) há inúmeras teorias sobre envelhecimento, uma delas é:
Envelhecimento é a diminuição da capacidade de adaptação do organismo. Nossa capacidade de adaptação depende, em grande parte, da nossa disponibilidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos Éticos e Legais da Eutanásia
  • prontuario aspectos eticos legais
  • Aspectos éticos e legais da profissão do advogado
  • Pena de morte: aspectos éticos e legais
  • aspectos éticos e legais do exercicio da enfermagem
  • Aspectos Legais Éticos do Marketing Digital
  • Aspectos legais eticos em negocio comercio eletronico
  • Práticas emergentes: campos de atuação, aspectos éticos e legais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!