ASHRA A DEUSA PROIBIDA

414 palavras 2 páginas
ASHRA A DEUSA PROIBIDA

De acordo com o filme Ashra a Deusa Proibida houve mudanças na religiosidade, os antigos adoravam uma imensidade de entidades pagãs como masculino e feminino e especialmente pares divinos, os israelitas assim como seus antepassados Cananeus se apegavam aos deuses pagãos inclusive a principal entidade feminina Ashra. Segundo os registros bíblicos os israelitas abandonaram os rituais pagãos do passado e firmaram aliança com um só Deus, mas os arqueólogos encontraram evidencias de que a Deusa Ashra pode ter sido adorada nos santuários sagrados havia dois altares com dois pares de pedra vertical sendo a maior representando a entidade masculina e a menor à entidade feminina e outro altar com tigelas e cinzas de ossos de animais queimados sugerindo a adoração de cultos.
Essa adoração a Ashra é discutida e evidência insuficiência, mas a arqueologia revela que apesar disso tudo as passagens da Bíblia dizem que os israelitas podem ter adorado mais de um Deus e até mesmo uma Deusa. Antigos israelitas consideravam Ashra um símbolo de renovação da entidade feminina.
O que se refere ao androcentrismo, (propensão a supervalorizar o ponto de vista masculino) http://aulete.uol.com.br/androcentrismo. As figuras da entidade masculina provem das lutas com Israel e Egito, guerras associadas mais aos homens que as mulheres sendo assim o Deus que representa o seu sucesso é essencialmente masculino, levando em consideração que os autores do velho testamento eram todos homens e representavam o governo e eram intelectuais da época e segundo eles havia um só Deus e não gostavam da idéia de uma entidade feminina sendo assim Ashira era um problema e deveria desaparecer com medo do poder da Deusa mãe e do domínio que ela exercia sobre as mulheres houve uma tentativa de banir o culto a Ashra. Foram descobertas centenas de estatuetas quebradas em uma caverna. O ataque a Ashra foi alem das atitudes masculinas realizadas em relação às mulheres no mundo antigo, os

Relacionados