010810111902

2270 palavras 10 páginas
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Universitária de Jardim
DIDÁTICA

ACADÊMICO: ARCÍRIO PEREIRA POLIDORO
PROFESSORA: PATRÍCIA GRESSLER.
DATA: 25 DE JUNHO DE 2013.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA:
UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

- A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos.
- O que é projeto político-pedagógico? No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio. Empresa, empreendimento. Redação provisória de lei. Plano geral de edificação (Ferreira 1975, p.1.144).
- Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar:

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (1994, p. 579)

- Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
- O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. (...) Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
- Por outro lado, propicia a vivência democrática necessária para a participação

Relacionados