asfasgaqgbva

2749 palavras 11 páginas
Citocinas
Definir conceito:
São proteínas secretadas pelas células da imunidade natural e adquirida que medeiam muitas das funções dessas células. As citocinas são produzidas em resposta a microorganismos e outros antígenos, e diferentes citocinas estimulam respostas diversas das células envolvidas na imunidade e inflamação.
Compreender as atividades:
Fase de ativação: das respostas imunes adquiridas, as citocinas estimulam o crescimento e a diferenciação de linfócitos.
Fase efetora: imunidade natural e adquirida, as citocinas ativam diferentes células efetoras para eliminação de microorganismos e outros antígenos, além disso estimulam o desenvolvimento de células hematopoéticas.
Compreender as propriedades:
As citocinas são polipeptídeos produzidos em resposta a microorganismos e outros antígenos que medeiam e regulam reações imunológicas e inflamatórias.
A secreção de citocinas é um evento breve e autolimitado. As ações das citocinas são frequentemente pleiotrópicas e redundantes.
As citocinas frequentemente influenciam a síntese e as ações de outras citocinas. As ações das citocinas podem ser locais e sistêmicas: Ação parácrina, Ação autócrina, Ação endócrina (TNF).

As citocinas iniciam suas ações pela ligação a receptores de membrana específicos nas células alvo. É necessário apenas pequenas quantidades de uma citocina para ocupar receptores e desencadear efeitos biológicos. Sinais externos regulam a expressão de receptores de citocina e, portanto, o potencial de respostas das células às citocinas. As respostas celulares para a maioria das citocinas consistem em alterações na expressão gênica em células alvo resultando na expressão de novas funções e, algumas vezes, na proliferação das células alvo.
As respostas celulares às citocinas são firmemente reguladas, e existem mecanismos inibidores por feedback para diminuir estas respostas.

Propriedades compartilhadas das citocinas:

1-Mediadoras e reguladoras da imunidade natural:
São produzidas

Relacionados