Asfalto borracha

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL






ASFALTO-BORRACHA





Disciplina: Introdução à Pesquisa
Professor: Andrei Luiz Lodéa
Acadêmico(s): Adriana Grando de Oliveira e Vanessa Orsolin

Passo Fundo, junho de 2011


1 PROBLEMA DA PESQUISA

O asfalto-borracha é uma técnica utilizada desde 1960 em países estrangeiroscomo os Estados Unidos da América. No Brasil esta técnica ainda não é muito utilizada, sendo que no Rio Grande do Sul a primeira aplicação se deu no ano de 2001, entre os quilômetros 318 e 320 da BR-116, entre Guaíba e Camaquã, na Barra do Ribeiro. Qual será o motivo que leva a aplicação do asfalto-borracha? No que diferencia-se do convencional? Qual sua parcela de contribuição do meio ambiente?2 JUSTIFICATIVA
 
            No Brasil, o principal meio de locomoção dos habitantes, se dá a pé ou utilizando veículos automotores. Para isso, leva-se em consideração diversos fatores, entre eles o impacto ambiental que se tem para a produção da pavimentação, e é através do estudo de novas  misturas asfálticas, entre elas a adição de material polimérico (borracha), que o mesmo é reduzidoquantitativamente. Este estudo nos leva a crer quão importante é a introdução de novos componentes ao asfalto, e os benefícios que os mesmo causam para a sociedade como a redução de ruídos e a também de resíduos de borracha na natureza.

3 OBJETIVOS

3.1 Geral:
- Investigar o impacto ambiental causado pela utilização da borracha em misturas asfálticas, bem como a redução dos pneus velhosacumulados em reciclagens ou jogados em locais inadequados.
3.2 Específico:
- Comparar os tipos de mistura: asfalto comum e asfalto com mistura elastomérica, levando em consideração a fadiga e os custos.
- Abordar vantagens relacionadas ao uso do asfalto-borracha, no que pode contribuir para a melhoria da vida das pessoas que residem ao redor da rodovia, diminuindo ruídos.

4 REVISÃO DELITERATURA

Como visto anteriormente, um dos principais meios de locomoção é utilizando veículos automotores. Por isso, são feitos estudos com misturas asfálticas como a adição de borracha de pneus, por exemplo, para que o impacto ambiental seja cada vez menor.
O asfalto-borracha é uma tecnologia antiga, possui 40 anos de vida. Surgiu nos Estados Unidos, no estado do Arizona, por um técnico chamadoMac’Dowell, que registrou sua patente após dez anos de experiências, estudos e análises experimentais. Essa patente só foi cedida para a Califórnia, Arizona e África do Sul. Somente no final da década passada essa patente caducou, caiu no domínio público e hoje pode ser utilizada por qualquer país do mundo.
No Brasil, o primeiro trecho de asfalto-borracha foi construído do Rio Grande do Sul,aplicado em 17 de agosto de 2001. Esse trecho surgiu de uma parceria entre a Metrovias (empresa concessionária de rodovias), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Greca Asfaltos.
Existem dois tipos de processos para a obtenção do asfalto-borracha, processo seco e processo úmido. No processo seco as partículas maiores de borracha substituem parte dos agregados pétreos que, com aadição do ligante asfáltico, formam um produto denominado concreto asfáltico modificado com adição de borracha. Já no processo úmido, as partículas finas de borracha são misturadas ao cimento asfáltico aquecido, produzindo um novo tipo de ligante denominado asfalto-borracha.
O asfalto polimérico é um novo asfalto, resultado do desenvolvimento da petroquímica.
Substitui com vantagem os asfaltosoxidados em seus usos tradicionais. Em comparação com o asfalto oxidado, apresenta as seguintes vantagens:
1º Maior estabilidade térmica
Conforme as necessidades, pode ser formulado para não quebrar a temperatura abaixo de 0ºC e para não escorrer a 100ºC.
2º Maior aderência
Possui maior poder de aderência sobre as superfícies onde é aplicado.
3º Menor índice de envelhecimento
A grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asfalto borracha
  • ASFALTO BORRACHA
  • Asfalto- Borracha
  • Asfalto Borracha
  • Asfalto Borracha
  • Asfalto borracha
  • Asfalto borracha
  • Asfalto Borracha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!