asdhsd

1098 palavras 5 páginas
Admite-se que o homem é um animal social e que sua sociedade está em constante transformação.
Embora estas mudanças ocorram muito rapidamente, talvez, de uma geração para a outra, é possível registrar-se historicamente grandes mudanças sociais que marcaram época.
Os períodos de transformações mais marcantes estão relacionados com as grandes descobertas ou com as revoluções nos paradigmas vigentes.
A revolução tecnológica e industrial se iniciou com o domínio do fogo e das técnicas de agricultura causando as primeiras grandes renovações no comportamento social do ser humano. A agricultura fixou o homem em pontos estratégicos garantindo uma subsistência mais duradoura. Ao desfrutar de interesses comuns ele se organizou socialmente e passou a defender com mais empenho o seu território. A descoberta da imprensa, da máquina a vapor, do motor a combustão, do rádio, do cinema, do telefone, da televisão, do computador entre outras, provocaram transformações vultuosas exigindo novas sistemáticas de organização para o trabalho e para a hierarquia da sociedade. Estas conquistas instrumentalizaram o homem permitindo que ele multiplique sua força, amplie sua velocidade, economize seu tempo, difunda suas idéias, divulgue seus costumes e, enfim, concretize seus sonhos.
A revolução dos paradigmas científicos que ocorreu em épocas diversas, repercutiu também no comportamento e nos costumes das sociedades humanas.
René Descartes separa definitivamente o corpo da alma. Copérnico dismistifica a Terra como sendo centro do Universo. Galileu Galilei visualiza com lunetas os planetas e seus satélites e inaugura a experimentação científica sistematizada. Charles Darwin desloca o homem do centro da criação e descobre como se hierarquiza o desenvolvimento da vida na Terra. Isaac Newton descreve as leis fundamentais do movimento e da atração e repulsão entre os corpos descobrindo a Lei da Gravidade e, Albert Einsten disseca a anatomia da luz, expõe a relatividade do tempo e do espaço e

Relacionados