asasasdasd

816 palavras 4 páginas
I - INICIAÇÃO À ATIVIDADE FILOSÓFICA
1. Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar
1.1. O que é a Filosofia?

FICHA DE TRABALHO N.º 1

Texto 1:
“É absolutamente impossível dizer de antemão o que é a filosofia. Não se pode definir a filosofia, antes de a fazer; como não se pode, em geral, definir nenhuma ciência, nem nenhuma disciplina, antes de entrar diretamente no trabalho de a fazer.
Uma ciência, uma disciplina, um “fazer” humano qualquer, recebe o seu conceito claro, a sua noção precisa, quando o homem já domina esse fazer. Só sabereis o que é a filosofia, quando fordes realmente filósofos. (…)
Que quer isto dizer? Quer dizer que a filosofia, mais do que qualquer outra disciplina, necessita de ser vivida. Necessitamos de ter dela uma “vivência”. (…) Para vivê-la é indispensável entrar nela. (…) só então essa definição terá sentido, estará cheia de sentido, porque terá dentro dela vivências pessoais. Ao contrário, uma definição, que se dê da filosofia, antes de a ter vivido, não pode ter sentido, resultará ininteligível”.
Manuel Garcia Morente, Fundamentos de Filosofia

1. Formule o problema abordado no texto.
2. Esclareça o sentido da afirmação: Só sabereis o que é a filosofia, quando fordes realmente filósofos.
3. Explique por que razão a filosofia é um problema para si mesma.

Texto 2:
“O que é então a filosofia, que se manifesta de um modo tão universal e sob formas tão insólitas?
A palavra grega filósofo, philosophos, é formada em oposição a sophos, significa “o que ama o saber”, em contraposição ao possuidor de conhecimentos que se designa por “sábio”. Este sentido da palavra manteve-se até hoje: é a procura da verdade e não a sua posse que constitui a essência da filosofia, muito embora tenha sido frequentemente traída pelo dogmatismo, isto é, por um saber expresso em dogmas definitivos, perfeitos, doutrinais. Filosofar significa estar a caminho. As interrogações são mais importantes do que as respostas e cada uma destas

Relacionados