pedagogia7777

802 palavras 4 páginas
ATPS MARIA AUGUSTA
INTRUDUÇÃO
Neste trabalho, podemos entender melhor sobre problemas e as dificuldades de aprendizagem. O distúrbio ou problema de aprendizagem vai além da simples dificuldade na aprendizagem escolar, uma vez que todas as modificações da conduta constituem-se num processo de aprendizagem, o que explica que tais alunos encontrem também dificuldades fora da escola. Já as dificuldades de aprendizagem podem ser classificadas como: problemas gerais de aprendizagem e transtorno específico de aprendizagem.

ETAPA 1
a) Qual a diferença entre dificuldades de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem está relacionada a problemas de ordem pedagógica e/ou socioculturais e logo o problema central não está apenas no aluno. Já os distúrbios de aprendizagem sugerem a existência de um comprometimento neurológico e das funções corticais específicas.

b) Quais as causas que podem determinar as dificuldades de aprendizagem de um aluno?
As causas que podem determinar as dificuldades de aprendizagem são na leitura, escrita, processamento auditivo e da fala, raciocínio e matemática. Os problemas de aprendizagem são causados por diferenças no funcionamento cerebral e na forma pela qual o cérebro processa abre a informação. As crianças com problemas de aprendizagem não são incapazes ou preguiçosas. De fato, geralmente têm um nível de inteligência similar ou superior à média.

c) Segundo o texto de Puglisi e Cavalari, o processo de aprendizagem deve ser focalizado como um construtor histórico que se estabelece por axiomas construtivistas, interacionista e estruturalistas, no qual se forma uma matriz de aprendizagem que, a partir dela, o sujeito vai ao longo de seu desenvolvimento estabelecendo relações que caracterizam a sua modalidade de aprendizagem. Da forma descrita, a aprendizagem se dá na relação e na interação com o outro e com o meio em que vive. Você concorda com essa afirmação?
Sim. Pois, segundo Piaget, o conhecimento

Relacionados