asasasasasaaaaaaaaaaa

1083 palavras 5 páginas
A COREIA DO NORTE E OS TESTES NUCLEARES

Em maio de 2009, a mídia divulgou com estardalhaço os testes com lançamentos de mísseis nucleares realizados pela Coreia do Norte. Teve-se um teste nuclear subterrâneo e o lançamento de seis mísseis balísticos de curto alcance. A tensão diplomática aumentou e começou-se a falar (com exage­ros, é verdade) do risco de conflitos armados com a vizinha Coreia do Sul e até com o Japão.
A Coreia do Norte é um dos países mais pobres da Ásia, com uma ditadu­ra militarizada governada a mão de ferro por Kim Jong-il, cuja família controla o poder há meio século. Possui cerca de 23,5 milhões de habitantes.
A corrida armamentista (que ainda continua, diga-se de passagem) foi uma das características da Guerra Fria, quando Estados Unidos e União So­viética disputavam a hegemonia mundial na segunda metade do século XX. O regime comunista norte-coreano vê no uso de armas nucleares uma forma de se preservar e, de certa forma, chantagear as potências mundiais e obter vantagens comerciais, que alivie a grave crise econômica e social que passa.

Um País Isolado e em Crise

A Coreia do Norte é um produto do fim da Segunda Guerra Mundial (1939­1945) e da Guerra Fria. Com a derrota do Eixo (aliança político-militar entre japoneses, alemães e italianos), o Japão foi obrigado a deixar a península Coreana, que acabou dividida em dois países, Coreia do Sul (sob a influência dos Estados Unidos) e Coreia do Norte (aliada da União Soviética).
As duas Coreias entraram em guerra entre 1950 e 1953 (quando o Norte tentou anexar o Sul). O confronto terminou com um frágil cessar fogo que dura até hoje.

Com a derrocada da União Soviética e a dos regimes comunistas no Leste Europeu, a Coreia do Norte passou a viver grave crise econômica - sem os antigos parceiros comerciais socialistas, o país entrou num período de falta de alimentos, situação agravada por vários desastres naturais. Estima-se que a crise teria causado a morte de cerca de

Relacionados