As transições políticas na américa latina e sua resposta à submissão histórica aos países centrais

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS









ALFREDO JOSE DE SÁ


















AS TRANSIÇÕES POLÍTICAS NA AMÉRICA LATINA E SUA RESPOSTA À SUBMISSÃO HISTÓRICA AOS PAÍSES CENTRAIS






















SANTO ANDRÉ2012
AS TRANSIÇÕES POLÍTICAS NA AMÉRICA LATINA E SUA RESPOSTA À SUBMISSÃO HISTÓRICA AOS PAÍSES CENTRAIS


A América Latina é indiscutivelmente um território vasto, rico e importante para todo o contexto internacional. Território esse que se estende do México à Terra do Fogo, passando por toda América Central, Caribe e América do Sul, totalizando uma população que excede a casa dos 500milhões de habitantes.

Tal continente detém uma riqueza imensurável, tanto no que diz respeito a recursos, como petróleo, minérios, florestas, rios, água, quanto no que diz respeito à cultura, etnias, idiomas e história. 

Pode-se destacar que esse continente, ao lado do continente Africano foi um dos mais explorados de toda a história. Tal exploração, iniciada a mais de 500 anos por europeusretardaram muito o crescimento e o desenvolvimento dessa região. Em contraposição à forma com que os EUA e o Canadá, na América do Norte, foram explorados (com finalidade de povoamento e desenvolvimento), a América Latina amargou por mais de quatro séculos exploração de suas riquezas, cultura, população nativa e história. (CASSANOVA, 2002).

Mesmo após as lutas revolucionárias, como a de SimónBolívar, no século XIX, e as independências dos países latinos (inclusive a do Brasil), a América Latina ainda preservou seu caráter dependente e condicionado às grandes potências nos anos posteriores. Como exemplo disso, destaca-se a política estadunidense imperialista na guerra fria, que por receio de ver essa região transitando para um pareamento às políticas socialistas lideradas pela URSS (talcomo feito em Cuba em 1959), financiou e praticou diretamente e indiscriminadamente golpes de Estado em países com governos democráticos como Brasil e Guatemala. (BANDEIRA, 2006).

Destaca-se também outra forma que os Estados centrais encontraram para condicionar os Estados Latinos aos seus interesses, como sendo a imposição para que eles atrelassem suas economias às recomendações do Consensode Washington ao fim da década de 80. Políticas essas de cunho neoliberal que resultaram em altos níveis de desemprego, privatizações, abertura comercial, que gerou uma concorrência desleal ao setor interno desses países, resultando em falências e crises cambiais. (MARTINS, 2011).

Por fim, vê-se ainda a tentativa dos EUA em criar uma área de livre comércio na região, que agregaria resultadosformidáveis à sua economia, mas de resultado positivo duvidoso aos demais países signatários. Portanto, tanto o colonialismo, quanto o imperialismo na guerra fria, quanto o neoliberalismo, quando a criação da ALCA, são claramente formas nas quais o continente Latino Americano manteve-se condicionado e submisso aos países centrais. Tal condicionamento e dependência, porém, começa a ruir ao fim dadécada de 90 e início dos anos 2000, com a posse de lideranças oriundas e eleitas de forma democrática pelas classes trabalhistas e populares de determinados países Latinos como Brasil, Venezuela e Bolívia. (MARTINS, 2011).

Luis Inácio Lula da Silva, oriundo da classe trabalhista e sindical do Brasil, Hugo Chaves, assumidamente originário e defensor das classes mais baixas de Caracas e EvoMorales, representante da classe camponesa:


No que se refere ao Presidente Evo Morales da Bolívia Castañeda diz que É líder de um movimento camponês tradicional, latino-americano, que chega ao poder por uma série de ações um "pouco caudilhescas". Segundo ele Morales não vem da esquerda. Não vem nem da tradição da COB (Central Obrera Boliviana), nem do Partido Comunista, nem do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As independências dos paises da america latina
  • Independência dos países da américa latina
  • independência dos países da America Latina
  • Independencia dos paises da america latina
  • paises da america latina
  • Economia dos paises da America Central
  • Independencia de paises da america latina
  • política comparada na américa latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!