As Semanas E Os Meses de Gravidez

Páginas: 21 (5138 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
As semanas e os meses de gravidez
De uma simples célula, menor que a cabeça de um alfinete, até a criança que nasce, decorre uma espantosa série de alterações estruturais. Só em volume, o ser em desenvolvimento aumenta cerca de 7 bilhões de vezes. Além disso, a proliferação das células descendentes da célula-ovo obedece a padrões rigorosos e instruções que talvez sejam milhares de vezes maiscomplexas do que as que poderiam ser armazenadas em toneladas de computadores modernos.
As células, sem se divorciarem do conjunto, vão se diferenciando em grupos com funções específicas, cada vez mais diferentes das originais. Quando finalmente se completa o desenvolvimento do feto, as células se cortam aos bilhões, em dezenas de variedades de tecidos e órgãos, diferentes em estrutura, tamanho,forma e composição química.
Como em tantos outros fenômenos fascinantes da Biologia, as observações científicas são insuficientes para explicar a natureza íntima do processo. E a maior parte do conhecimento alcançado limita-se a alterações físicas aparentes do desenvolvimento embrionário e fetal. É o que veremos nas páginas a seguir.

PRIMEIRO MÊS DE DESENVOLVIMENTO 
Pouco depois da fecundação,a grande atividade provocada no óvulo pela entrada do espermatozoide dá lugar à primeira divisão do ovo, da qual remitam duas células. No início do quarto dia ocorrem 12 a 16 blastômeros; dizemos que está formada a mórula, que se apresenta como uma bola maciça, formada por células arredondadas e semelhantes entre si.
Dentro da pequena bola maciça, forma-se uma pequena cavidade; na parede querodeia essa cavidade, as células se dispõem em dois grupos, uma camada superficial chamada trofoblasto, que irá nutrir, e uma massa celular interna.
Por volta do décimo dia, o ovo cava um ninho na parede do útero, aonde se acolhe para permanecer por nove meses num ambiente onde não lhe faltarão alimento, água e calor. Esse fenômeno é chamado de nidação.
O trofoblasto começa a crescer e emitirtentáculos para os tecidos uterinos circundantes. À proporção que os trofoblastos destroem mais tecidos e abrem mais vasos, o útero forma uma barreira de tecidos reforçados para a formação de um órgão definitivo para a nutrição do embrião em crescimento. Tal órgão é a placenta – massa discoide, presa ao embrião pelo cordão umbilical.
A parte verdadeiramente embrionária do ovo é chamada lâmina, formadapela dupla camada de células entre o saco amniótico e a vesícula vitelina. Esta lâmina recebe o nome de disco embrionário; a camada externa é o ectoderma; a interna é o endoderma. Logo a seguir forma-se uma terceira camada chamada mesoderma. O mesoderma, além de ficar entre as duas camadas, também se expande para a área extraembrionária para forrar o interior do trofoblasto e revestir âmnios e osaco vitelino.
Quase em seguida (por volta dos dezesseis dias), surgem às células sanguíneas primitivas. Vemos assim, na terceira semana de vida, esboçar-se o sistema sanguíneo. Ilhotas são formadas, cujas células centrais se libertam e começam a movimentar-se vagarosamente por delgados vasos sanguíneos.
Dentro dos limites do disco embrionário - extremidade cefálica do embrião - esses finos vasosse fundem até se formar o coração. Primeiramente, a formação do tubo cardíaco, que, após várias transformações, chega a se formar o coração humano e por fim, contrair e dilatar, forçando o sangue a circular. Isso ocorre por volta do vigésimo quinto dia. Por essa mesma época, também surge o sistema nervoso. Na camada ectodérmica surge a placa neural, cujos bordos da mesma se alteiam como pregas, demodo a constituir um tubo.
Ao fim do 1º mês, o embrião humano mede aproximadamente 6 milímetros de comprimento com a cabeça muito encurvada para diante, com uma pequena cauda pontuda recurvada abaixo do ventre, não tem face, apenas uma abertura ampla e funda. O coração é grande e por transparência percebem-se no dorso, cerca de trinta e cinco blocos de tecidos, chamados de somitos, que darão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez
  • DIAS DA SEMANA E MESES DO ANO EM LATIM
  • gravidez 3 semanas
  • semana da enfermagem gravidez
  • 1ª e 2ª semana de gravidez
  • Gravidez
  • GrAVIDEZ
  • GRAVIDEZ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!