As reservas minerais brasileiras e seu processo de formação

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Centro Educacional SESI – 409
Alunos: Arthur Giovanni da Silva n°02
Felipe Riva de Araújo n°08 1º ano Ensino Médio
Disciplina : Geografia Professor: Juliano



As reservas minerais brasileiras e seu processo de formação













Jundiaí2013
Índice:
Apresentação 03
A localização das reservas minerais 04
A extração mineral no Brasil 04
Os recursos minerais brasileiros e a sua contribuiçãopara o desenvolvimento econômico brasileiro 05
Os recursos naturais, extrativismo mineral e os problemas ambientais provocados pelo extrativismo mineral e desenvolvimento sustentável como solução para os problemas ambientais provocados pelo extrativismo mineral 05
Conclusão06
Referências 07












Apresentação:
Neste trabalho sobre as reservas minerais brasileiras e seu processo de formação, vamos falar sobre a localização das reservas minerais, a extração mineral brasileira, os recursos minerais brasileiros e asua contribuição para o desenvolvimento econômico brasileiro, os recursos naturais o extrativismo mineral e os problemas ambientais provocados pelo extrativismo mineral e desenvolvimento sustentável como solução para os problemas ambientais provocados pelo extrativismo mineral.
Sobre a localização das reservas minerais, percebemos que pertencem a locais separados ou distantes da cidade grande,ou em regiões bem afastadas e sem nenhuma grande infraestrutura, como no caso da Serra dos Carajás no Pará. Graças a extração do minério, faz com que muitos trabalhadores tenham comida em casa, mesmo que seja um trabalho perigoso e incoerente com o ser humano, traz alegria a sua família com a sua chegada e com o cheiro de comida feita na hora, e por esse motivo a economia depende muito daextração, pois gera produção nas industrias, e muitos empregos e o mais importante o desenvolvimento do pais. O Brasil tem uma grande diversidade de minerais, e por esse motivo temos bastantes recursos, fazendo com que o país se desenvolva economicamente e a sociedade siga esse mesmo caminho, porém tem o fator negativo que é a natureza, se extraímos em exagero não teremos como repor, pois não são renováveisesses minérios extraídos da natureza. Algumas ideias sobre o desenvolvimento sustentável do extrativismo mineral, é o uso racional, para não termos um grande problema em relação a natureza, mais precisa de uma fiscalização rígida para funcionar essa ideia.
Espero que você leitor desse trabalho, deleite e aprenda sobre esse assunto, e possa ter uma visão ampla, e discuti-la com as pessoas quevivem em torno da sua vida, para que elas aprendam e se interessem por esse assunto também.










A localização das reservas minerais:
Os minerais metálicos são encontrados em estruturas geológicas muito antigas da era pré-cambriana. São recursos naturais não renováveis, isto é, que não podem ser repostos pela natureza. Representam aproximadamente 4% doterritório brasileiro. O Brasil possui grande extensão territorial e variadas formações vegetais e geológicas; sendo assim, nosso país conta com uma grande diversidade e quantidade de recursos vegetais e minerais. No caso dos recursos minerais, temos os minerais metálicos e não metálicos.
Ao contrário do que muitos pensam, o petróleo não é encontrado na natureza como um lago subterrâneo ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Que processos interveem na formação de minerais
  • Herança Brasileira: Raízes Africanas no Processo de Formação Brasileira
  • Reserva mineral
  • A Língua Brasileira de Sinais no processo de formação docente
  • Recurso x Reserva mineral
  • Reserva Energética brasileira?
  • formação brasileira
  • formação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!