AS PRINCIPAIS CORRENTES GEOGRÁFICAS

Páginas: 7 (1548 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
CAMPUS FLORIANO
BLOCO I – TURNO MANHÃ
PROFESSOR JARLEY RUBENS





AS PRINCIPAIS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRAFICO: UMA BREVE DISCUSSÃO DA CATEGORIA DE ANÁLISE DE LUGAR





GUILHERME MELO











FLORIANO 2014
GEÓGRAFOS E LINHA DE PENSAMENTO

Segundo Hettner (1939), caberia àGeografia “a análise das influências e interações entre o homem e o meio”.

Albert Demageon (1942), conceitua a Geografia como “ o estudo dos grupos humanos nas suas relações com o meio geográfico”

Martonne (1951) a “Geografia moderna encara a distribuição à superfície do globo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos, as causas dessa distribuição e as relações locais desses fenômenos”.CHRISTOPOLETTI, 1985, à Geografia, considerando a totalidade, correspondia o trabalho de síntese, reunindo e coordenando todas as informações a fim de salientar a visão global e totalizadora”.
Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, Edward Relph Mercer e Powell, as noções de espaço e lugar surgem como muito importantes para esta tendência geográfica.
O lugar é aquele em que o indivíduo se encontraambientado no qual está integrado. Ele faz parte do seu mundo, dos seus sentimentos e afeiçoes; é o "centro de significância ou um foco de ação emocional do homem". O lugar não é toda e qualquer localidade, mas aquela que tem significância afetiva para uma pessoa ou grupo de pessoas. Em 1974, ao tentar estruturar o setor de estudos relacionados com a ercepção, atitudes e valores ambientais, Yi-Fu Tuanpropôs o termo Topofilia definindo o como "o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou quadro físico".
Esses autores são geógrafos humanistas, também definidores de lugar e espaço.









CORRENTES GEÓGRAFICAS

GEOGRAFIA HUMANISTICA
A Geografia Humanística tem como base os trabalhos realizados por Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, Edward Relph e Mercer e Powell, e possui a fenomenologiaexistencial como a filosofia subjacente. Embora possuindo raízes mais antigas, em Kant e em Hegel, os significados contemporâneos da fenomenologia são atribuídos à filosofia de Edmund Husserl (1859-1939). Tendo a fenomenologia como filosofia A Geografia Humanística procura valorizar a percepção do indivíduo por meio de suas experiências, Os geógrafos humanistas defendem a necessidade de valorizar aexperiência do indivíduo ou do grupo na busca da compreensão da sua forma de sentir das pessoas em relação aos seus lugares, “[...] para cada indivíduo, para cada grupo humano, existe uma visão do mundo, que se expressa através das suas atitudes e valores para com o quadro ambiente. É o contexto pelo qual a pessoa valoriza e organiza o seu espaço e o seu mundo, e nele se relaciona(CHRISTOPOLETTI, 1985, p.22)”.
A Geografia Humana é a área de geografia que estuda a relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem. Estuda também o uso que o homem faz do meio físico.
Temas abordados e áreas de conhecimento:
A Geografia Humana parte da ideia de que o homem vive em sociedade e é um agente transformador da superfície do planeta Terra. Estas transformações, que ocorrem em funçãode necessidades sociais, atingem a agricultura, transportes, indústria, urbanização e atividade políticas, culturais e sociais. Cabe a Geografia Humana pesquisar e analisar cientificamente todos estes aspectos.

Os campos em que a Geografia Humana mais atua são:
Demografia
Urbanização
Industrialização
Meio ambiente
Política
Geografia rural
Relações comerciais
Economia
GEOGRAFIATRADICIONALISTA

A geografia tradicional é uma corrente da geografia que abrange desde as formulações do geógrafo Friedrich Ratzel até meados do século XX. O elemento de identidade mais importante dos geógrafos dessa tendência era a concepção de que a geografia consiste numa ciência de síntese ou ciência de contato entre as disciplinas que estudam a natureza e as da sociedade. Para realizar esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • correntes geograficas
  • correntes geograficas
  • As correntes geográficas
  • Correntes Geograficas
  • Os principais instrumentos de orientação geográfica
  • Efeitos principais da corrente elétrica
  • PRINCIPAIS CORRENTES ANTROPOLÓGICAS
  • Principais correntes sociológicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!