AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DOS HORMÔNIOS ABAIXO:

407 palavras 2 páginas
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DOS HORMÔNIOS ABAIXO:

Hormônios Adeno hipofisários.

Hormônio Luteinizante (LH) - propicia a ocorrência da liberação do óvulo (ovulação) e formação do corpo lúteo (corpo amarelo) pelo ovário, bem como produção de testosterona nos testículos.

Hormônio Folículo Estimulante (FSH) - incide sobre o desenvolvimento dos gametas, seja no organismo feminino (proporcionando o crescimento dos folículos ovarianos) ou no organismo masculino (agindo na produção de espermatozoides).

Prolactina (PRL) - determina a formação e secreção do leite pelas glândulas mamárias.

Tireotropica (TSH) - Tireoideotrófico (hormônio tireotrófico / TSH): opera sobre a glândula da tireóide.

Adreno corticotropica (ACTH) ou Corticotrofica - coordena o metabolismo das células que formam a glândula da região cortical da suprarrenal, efetuando o controle hídrico.

Hormônio do Crescimento (GH) ou Somatotrófico (STH) - Atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Também aumenta a utilização de gorduras e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose no sangue (inibe a produção de insulina, predispondo ao diabetes).

Hormônios Neuro hipofisários

Vasopressina - (hormônio antidiurético / ADH) - regula os níveis de água no sangue, agindo sobre a filtragem de fluidos pelos rins, retendo mais água conforme a necessidade do organismo.

Ocitocina - Estimula as contrações uterinas durante o parto.

Hormônios das glândulas periféricas

Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4) - Regula o desenvolvimento e o metabolismo geral.

Cortisol - Glicocorticóides (principal: Cortisol) - Estimulam a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras. Essas ações elevam a concentração de glicose no

Relacionados