As primeiras cidades do oriente medio

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
Henrique, Franciane, Brenda, Carolina, Jonatan, Victória

Trabalho de História

As primeiras Cidades do Oriente
.

Turma: 101 Data: 17/05/2013

SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................03
1.0Economias, Sociedade e Política............................................................04
2.0 Aspectos Culturais................................................................................05
3.0 Sumérios ...............................................................................................06
4.0 Amoritas ...............................................................................................07
5.0Ur..........................................................................................................08
Conclusão....................................................................................................09
Referências .................................................................................................10

INTRODUÇÃO

A Mesopotâmia foi um grande império, sua riqueza cultural se diferenciava das outras por sua diversidade de povos. Criaram muitascoisas como a astronomia, teve seus conflitos ao longo dos anos que criaram mudanças no modo de viver dos cidadãos.

1.0 Economia, Sociedade e Política

A principal atividade econômica era a agricultura. Assim como no Egito, inseria- se no modo asiático.
Sendo a atividade agrícola a principal fonte de subsistência da Mesopotâmia, o poder público controlava rigorosamente a construção dereservatórios de água, canais de irrigação e depósitos de alimentos. E para isso usava mão de obra das populações camponesas, submetidas ao pagamento de imposto ao rei.
A produção era variada, incluía cevada, trigo, lentilha, linho, tâmaras e outros produtos. Nos campos criavam-se cabras, carneiros e ovelhas para se obter carne, lã e leite. Os bois usavam para puxar os arados e para outros serviços.Com o couro bovino faziam carreias de sapatos, e com o leite fabricavam coalhadas e queijos finos. Mais tarde vieram os cavalos que usavam para montaria e guerras.
Nas cidades tinham grande desenvolvimento artesanal: tecelagem, cerâmica, fabricação de armas, joias, objetos de metal e etc. A boa localização da Mesopotâmia favoreceu o comércio, deslocavam-se para outras regiões levando produtosfeitos pelos babilônios, e em consequência, a Babilônia se tornou um dos maiores entrepostos comerciais da Antiguidade.
A sociedade na Mesopotâmia, de forma geral dividia-se em dois grupos principais: classe dominante (governantes, sacerdotes, militares e comerciantes) e classe dominada (camponeses, pequenos artesãos e dois tipos de escravos: de guerra e por dívida). Inicialmente, os escravoseram pouco numerosos e a sua existência devia-se principalmente às dívidas. Com o tempo, o costume de transformar os prisioneiros de guerra em escravos fez aumentar o número de cativos na região. A classe dominante controlava a riqueza econômica, as forças política e militar e o saber.
A Mesopotâmia foi governada por monarquias teocráticas em que o poder estava concentrado nas mãos do soberano. Orei considerado um representante dos deuses na Terra, capaz de traduzir a vontade divina, detinha os poderes religiosos, militares e políticos.

2.0 Aspectos Culturais

A cultura da Mesopotâmia era muito rica em decorrência dos diversos povos que existiam lá. Porém, quase toda a cultura Mesopotâmica descendia dos sumérios incluindo a religião, politeísta e antropomórfica. Acreditavam em muitosdeuses que, como, no Egito, representavam fenômenos da natureza, eles eram, ao mesmo tempo, entidades do bem e do mal. Cada cidade tinha um deus protetor. Entre as principais divindades estavam Marduk, o deus da cidade da Babilônia e do comércio, Shamash, o sol e a justiça; Anu, o céu; Enlil, o ar; Ea, a água; Ishtar, a deusa do amor e da guerra e Tamus, a vegetação.
Os sumérios explicavam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o oriente próximo e o surgimento das primeiras cidades
  • Oriente Médio
  • oriente medio
  • Oriente medio
  • oriente medio
  • Oriente Medio
  • Oriente médio
  • Oriente médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!