as moscas

Páginas: 11 (2702 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Língua de Sinais 
É a língua natural da comunidade surda, com estrutura e gramática próprias, utilizada para a comunicação. Como outras línguas, possui o alfabeto manual, que é utilizado para digitar nomes quando não há um sinal próprio, e também para configurar a mão na realização de um sinal.
Para as línguas orais existe o estudo fonológico (articulação dos fonemas); para as línguas desinais, existe a querologia (configuração, movimento das mãos e pulsos, localizados em determinada parte do corpo e o sentido das palmas das mãos).
É através da Língua de Sinais que a comunicação das pessoas surdas acontece com mais rapidez e eficiência entre as pessoas que dela fazem uso.
A LIBRAS é independente da Língua Portuguesa. Quanto mais cedo uma pessoa surda aprender a Língua de Sinais,mais facilmente ela terá conhecimento do mundo e mais rápido será a sua aprendizagem. A aprendizagem da Língua de Sinais por uma pessoa surda acontece naturalmente, assim como quem ouve aprende a língua oral de seu país. Então, se uma criança que nasceu surda não fizer parte de uma família também de surdos é importante que ela seja levada a uma comunidade de surdos, associação de surdos, e/ou umaescola bilíngüe (escola onde os alunos estão em contato com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa).
Parâmetros da LIBRAS
A estrutura da LIBRAS é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade. Esses parâmetros são, conforme Brito (1995):
• Configuração das mãos (CM): são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal.Comparando-se as configurações utilizadas em LIBRAS e em ASL (American Sign Language), percebe-se que há um grande número de similaridades e algumas diferenças. Por essa divergência entre as duas línguas pode-se notar que cada língua possui seu sistema de configurações e que estas não se restringem apenas às nomeadas no alfabeto manual (cf. anexo 4);
• Movimento (M): é um parâmetro tão complexo quepode envolver uma grande quantidade de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjuntos de movimentos no mesmo sinal;
• Ponto de Articulação (PA): é o espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaçoneutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça, a cintura e os ombros. 
E segundo Quadros (2004) ainda temos:
Orientação da Mão (OR): a orientação da palma da mão não foi considerada como um parâmetro distinto no trabalho inicial de Stokoe. Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal.Ferreira Brito (1995, p. 41), na língua de sinais brasileira, e Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientações da palma da mão na língua de sinais brasileira: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.
Expressões não-manuais (ENM): as expressões não-manuais (movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do trono) prestam-se a doispapéis nas línguas de sinais: marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.
LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a lei nr. 10.436 de 24 de abril de 2002, LIBRASé reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. Esta lei foi regulamentada pelo decreto nr. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

Desde então foi estabelecido que a LIBRAS deve ser inserida comodisciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. Não é mímica e não é universal. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mosca
  • Moscas
  • MOSCAS
  • MOSCAS
  • mosca
  • A mosca
  • a mosca
  • MOSCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!