mosca

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
A mosca-doméstica (Musca domestica) é um dos insectos mais comuns e um membro do grupo das moscas (ordem Diptera). A mosca pode pousar em comida, contaminando-a de bactérias e tem sido, durante ostempos, responsável por inúmeras propagações de doenças.
A sua larva é muito útil na medicina legal e na pesca. O estado de desenvolvimento da larva pode ajudar na determinação do tempo decorrido desdea morte de uma pessoa.
Uma vez que a larva só se alimenta de carne morta e alimentos podres, surgiram experiências, em ambiente controlado, para introduzir a larva em feridas, eliminando a carneputrefata, evitando a gangrena.
O ciclo de vida de uma mosca varia de 25 a 30 dias.
Existem pelo menos duas espécies muito semelhantes a esta:
A mosca-de-estábulo, Stomoxys calcitrans, possui aparelhobucal do tipo picador-sugador rígido, não tão retráctil, o que torna essa espécie hematófaga; a veia média das asas é ligeiramente curva;
A Fannia canicularis, ligeiramente menor, mais delgada e coma veia média das asas recta.
Biologia
A mosca doméstica apresenta 12 cromossomos.

Estado de conservação
Não avaliada (IUCN 3.1) 1
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: ArthropodaClasse: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Cyclorrhapha
Família: Muscidae
Género: Musca
Espécie: M. domestica


Nos seus 30 dias de vida, as moscas passam por uma grande metamorfose, do ovo àforma adulta, quando voam por aí, parando para comer fezes ou lixo de vez em quando. Elas integram a ordem Díptera (que quer dizer "duas asas"), como seus colegas mosquitos, e estão divididas em cerca de150 mil espécies, entre elas a mutuca, a mosca-varejeira, a mosca-das-frutas e a mosca-doméstica (Musca domestica), uma das mais comuns no mundo. E bota comum nisso: as moscas estão onde o povo está.Elas marcam presença tanto em áreas urbanas quanto rurais. São ativas durante o dia e dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição (lixo, esgoto, aterros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mosca
  • Moscas
  • MOSCAS
  • as moscas
  • MOSCAS
  • A mosca
  • a mosca
  • MOSCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!