AS INTERDIÇÕES FEMININAS NA TRADIÇÃO RELIGIOSA AFRO-PARAENSE MINA NAGÔ: Menstruação um fator biológico de exclusão

6052 palavras 25 páginas
AS INTERDIÇÕES FEMININAS NA TRADIÇÃO RELIGIOSA AFRO-PARAENSE MINA NAGÔ: Menstruação um fator biológico de exclusão

Lucielma Lobato Silva - SEDUC1 lucielmalobato@hotmail.com RESUMO

Muito já foi estudado pela historiografia e antropologia afro-religiosa a respeito do importante papel exercido pelo gênero feminino, onde o mesmo pode em igual patamar que seu sexo oposto administrar os espaços sagrados como sacerdotes ou sacerdotisas (SILVA, 2009). Por outro lado, na Religião Mina Nagô tradição afro-paraense, é criado em seus intramuros o tabu menstrual, em que a mulher é interditada durante este período. Dessa forma, este artigo busca analisar este tabu em casas de santo de Mina Nagô do município de Abaetetuba-PA, onde este elemento simbólico é ultrapassado para o social (DOUGLAS, 2010), e se torna um importante meio de interdito do feminino, o qual fica restrito as funções políticas e administrativas, durante este período. Assim, o tabu menstrual tem a função de diminuir ou abafar o poder político do feminino no interior da referida religião em que a mulher também pode ser o importante pilar.

Palavras-Chave: Gênero, Tabu Menstrual e Poder Político na Religião Mina Nagô.

1. INTRODUÇÃO
O tabu é o guardião do espaço do poder (...). Poder mágico implica também poder político. E, sob esse prisma, o tabu ganha novo colorido (AUGRAS, 1989, p. 45)2.

A relação entre religião e política é muito tensa, apesar de ambas estarem filiadas e caminharem em pares bastante unidos. A combinação da política como aparelho de dominação do Estado e Religião Mina Nagô não é algo comum no município de Abaetetuba-PA, ambas estão separadas, não se vê nenhum individuo desta religião ocupando cargos públicos, apesar dos integrantes religiosos estarem presentes no interior dos diversos partidos políticos. Por outro lado, a tradição religiosa afro-paraense Mina Nagô é substancial no que concerne o poder político em seu interior, uma vez que este é demarcado

Relacionados

  • Antropologia
    122705 palavras | 491 páginas