As independências dos paises da america latina

Páginas: 16 (3992 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2012
Espírito Santo
Definição:
Como bem salientaram os autores, a diversidade das expressões culturais é maior que a diversidade das populações, tendo em vista a recriação e a mixagem de hábitos e costumes a partir dos contatos entre povos de origens distintas que ajudaram a colonizar as terras capixabas.
O Espírito Santo tem uma identidade cultural peculiar, caracterizada pela diversidade. Suagente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranas, austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros. Sua cultura popular é a soma do encontro das variadas expressões desses povos, adicionadas às manifestações surgidas ou reinventadas a partir das interfaces aqui estabelecidas.
Manifestação Artistas, Culturais, Religiosas eGastronômicas:

* Manifestações Artistas
Dentro das manifestações artísticas do Espírito Santo, está as Bandas de Congo, conjunto musical típico das regiões litorâneas do estado que toca e canta principalmente em festas religiosas, como as de São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha.
São grupos compostos por pessoas simples, que utilizam instrumentos rudes feitos poreles mesmos com pau oco, barricas, taquaras, peles de animais, folhas-de-flandres e ferro torcido.
Tambores, caixas, cuícas, chocalhos, casacas, ferrinhos ou triângulos, pandeiros. Ao som desses instrumentos, homens e mulheres cantam velhas e tradicionais toadas, em que há referências à escravidão, à guerra do Paraguai, aos santos de devoção popular, ao amor, à morte e ao mar.
São todas marcadaspelo alongamento das vogais finais no fecho dos versos, o que confere certo ar melancólico entre as batidas de percussão.

* Culturais
O Folclore do Espírito Santo é tão diverso quanto às origens étnicas e culturais do povo da região. Influências portuguesas, africanas, italianas e alemãs coexistem e se mesclam num surpreendente mosaico que abriga desde os romances contados e cantigas de rodada Península Ibérica aos ritmos quentes das chulas e lundus das senzalas.
Este trabalho revela nuances de algumas das mais expressivas manifestações da cultura popular capixaba, como a banda de Congo “Amores da Lua”, a mais famosa de Vitória; o Jongo, O Caxambu e o Catambá – Danças cantadas precursoras do samba; o Reis-de-Boi e as pastorinhas, folguedos de origem bíblica que comemoram onascimento de Jesus; e o Ticumbi de conceição de Barra, tradicional bailado em louvor a São Benedito.
E no artesanato, destacam-se as famosas pane leiras com seus artefatos de barro queimado, e os trabalhos com conchas das regiões de Guarapari e Piúma.

* Religiosas
* Alardo: Com o nome de Bate-flechas ou dança das flechas, a expressão folclórica, de intenção religiosa, louva São Sebastião e SãoJoão Batista.
O grupo, formado por homens e mulheres, sem número determinado, se apresenta em terreiro, e pode ser integrado também pelos assistentes. Em geral, a roupa é a comum, mas há os que se vestem como índios, com saias de palmito, penachos coloridos, colares de contas, adornos de pena nos braços e tornozelos.
O instrumental se assemelha ao de uma pequena banda musical, mas algunsconjuntos adotam apenas os tambores.
Cada dançador porta duas flechas que servem para embelezar as evoluções e funcionam como marcadoras de ritmo, acompanhando as batidas de pés.
* Folias de Reis: A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século 19, nas regiões onde a cafeicultura prosperou,sobretudo nas pequenas cidades de Estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
A tradição da visitação das casas é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independência dos países da américa latina
  • independência dos países da America Latina
  • Independencia dos paises da america latina
  • Independencia de paises da america latina
  • Independências na América Latina
  • Independencia da america latina
  • Independência da América Latina
  • Independência da América latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!