AS DIFERENÇAS DE PENSAMENTO ENTRE VICTOR FRANKL E ROLLO MAY

1091 palavras 5 páginas
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

Por

DIEGO DA SILVA LEMOS

TRABALHO PARA AV2
AS DIFERENÇAS DE PENSAMENTO ENTRE VICTOR FRANKL E ROLLO MAY

Disciplina
TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS 3

PROFª ANGELA PEREZ DE SA

RIO DE JANEIRO
2015

VICTOR FRANKL

A noção de Logoterapia foi criado com os gregos, advindo da palavra logos ("significando"). O conceito do Frankl baseia-se na premissa de que a força motivadora principal de um indivíduo é encontrar um sentido para a vida. A lista de princípios a seguir representa os princípios básicos da logoterapia:
A vida tem significado em todas as circunstâncias, mesmo os mais miseráveis.
A nossa principal motivação para a vida é a nossa vontade de encontrar sentido na vida.
Temos liberdade para encontrar sentido no que fazemos, e o que nós experimentamos, ou pelo menos na posição que tomar quando confrontados com uma situação de sofrimento imutável.
O espírito humano é referido em vários dos pressupostos da logoterapia, mas o uso do termo espírito não é "espiritual" ou "religiosa". Na opinião de Frankl, o espírito é a vontade do ser humano. A ênfase, portanto, é sobre a busca de sentido, que não é necessariamente a busca de Deus ou qualquer outro ser sobrenatural. Frankl também observou as barreiras à busca da humanidade por um sentido na vida. Ele adverte contra "... afluência, hedonismo , [e] o materialismo ... "na busca de sentido.
Propósito na vida e significado na vida tais construções apareceram nos escritos de logoterapia de Frankl com relação ao vazio existencial e a vontade de sentido, bem como outros que têm teorizado sobre e definido como psicológico positivo.
Descobrindo significado
De acordo com Frankl, "Podemos descobrir este significado na vida de três maneiras diferentes: (1) através da criação de uma obra ou fazendo uma ação; (2), experimentando algo ou encontrando alguém; e (3) pela atitude que tomamos em direção inevitável sofrimento "e que" tudo pode ser tirado de um homem, mas uma coisa: a última das

Relacionados