As deferente difinições de negociação

332 palavras 2 páginas
DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÕES:

Miranda (2000: 18), afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante.”

Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições (WANDERLEY, 1998: 21).

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais (JUNQUEIRA, 1995: 12).

Para Gilles Amado “negociar é adaptar-se ao ambiente e o negociador eficiente é aquele capaz de perceber ou de fazer uma leitura correta do que passa ao seu redor”,

Shell (2001), A negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana e nem sempre se percebe o início efetivo daquele processo. Desse modo, quanto mais preparado o indivíduo estiver para lidar com as diversas situações que podem ocorrer no transcurso deste processo, maiores tendem a ser as chances de se alcaçar o resultado esperado.

Cohen (1980), A negociação é o uso da informação e do poder para influnciar o comportamento dentro de uma rede de tensão. Ainda Cohen (1980) se pode perceber que o argumento básico de negociação é o empenho para a conquista de pessoas de quem se deseja algua coisa, considerando-a, ainda que preliminarmente, como a busca de uma vantagem unilateral.

Nierenberg (1981), Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.

Fisher e Ury (1985), Negociação é uma busca de decisões conjuntas, onde o processo de comunicação é bem

Relacionados