as coisas e deus

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2014
O Conceito da Bíblia
Deus se importa com os animais?
A VIDA animal corre perigo. Muitos cientistas acreditam que a extinção de algumas espécies está num ritmo acelerado. Animais estão sofrendo as consequências devastadoras da invasão humana de seu habitat. A produção industrial de alimentos, os esportes sangrentos e o abandono de animais de estimação pioram essa triste situação.
No entanto,alguns acham que esse é o preço inevitável que se paga pelo progresso humano. Mas era isso que Deus queria? Será que ele abandonou a criação animal para sofrer nas mãos dos humanos? Como sabemos que ele se importa com os animais?
Cuidados demonstrados desde o início
Depois de criar os peixes, as aves e os animais terrestres, Deus ficou contente. A Bíblia diz que ele “pôde ver que [tudo] era bom”.(Gênesis 1:21, 25) Todas essas criaturas, da menor à maior, receberam os cuidados amorosos do Criador. Além de criá-las “instintivamente sábias”, Deus tomou medidas para que se desenvolvessem bem em seu habitat. Foi isso que um escritor bíblico disse: “Todos eles [os animais] — a ti ficam aguardando para lhes dares o alimento a seu tempo. Apanham o que lhes dás. Abres a tua mão — eles se fartamcom coisas boas.” — Provérbios 30:24; Salmo 104:24, 25, 27, 28.
Deus criou os animais para estarem sujeitos ao primeiro homem, Adão. Eles não foram projetados com a capacidade de raciocinar ou ter espiritualidade. (2 Pedro 2:12; Judas 19) Adão, por outro lado, era uma forma de vida superior, criada “à imagem de Deus”. Era capaz de refletir a personalidade de seu Criador, Jeová. (Gênesis1:27; Salmo 83:18) Mas isso não dava aos humanos o direito de exercer autoridade sobre os animais sem levar em conta o propósito do Criador.
Por exemplo, foi Jeová quem concedeu a Adão o privilégio de dar nome aos animais. Além disso, ele ajudou Adão por “trazê-los [os animais] ao homem para ver como chamaria a cada um deles”. (Gênesis 2:19) O homem só conseguiria cuidar bem dos animais se seguisse asorientações de seu Criador.
Deus realmente se importa
Infelizmente, Adão se rebelou contra seu Criador. Sua rebelião trouxe trágicas consequências para a família humana e para todas as formas de vida na Terra. Mas o Criador deixou claro como os animais deviam ser tratados. Embora o homem recebesse mais tarde permissão para se alimentar deles e usá-los para fins práticos, Deus nunca o autorizou atratá-los com crueldade. A Bíblia diz: “O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis.” — Provérbios 12:10.
Deus até mesmo deu à antiga nação de Israel leis para proteger os animais. A provisão do sábado — um dia semanal de completo repouso — dava a oportunidade de descansar não só aos israelitas, mas também a seus animais. (Êxodo 23:12) É notávelque, embora nenhum trabalho fosse permitido nesse dia sagrado, as pessoas deviam socorrer animaisem perigo. (Lucas 14:5) Deus também ordenou que o gado não fosse privado de alimento enquanto trabalhava e que os animais não transportassem cargas muito pesadas. (Êxodo 23:5; Deuteronômio 25:4) Era proibido colocar um touro e um jumento sob o mesmo jugo, ou canga, evitando prejudicar os animais.(Deuteronômio 22:10) Assim, fica claro que a Bíblia ensina que os animais deviam ser tratados com respeito, consideração e compaixão.
Embora muitas pessoas só pensem nos seus próprios benefícios e desconsiderem os danos causados aos animais, Deus se preocupa com eles. Ao notar que o profeta Jonas mostrou falta de misericórdia quando os habitantes de Nínive se arrependeram e foram poupados do julgamentodivino, Jeová disse: “Eu, da minha parte, não devia ter pena de Nínive, a grande cidade, em que há mais de cento e vinte mil homens que absolutamente não sabem a diferença entre a sua direita e a sua esquerda, além de haver muitos animaisdomésticos?” (Jonas 4:11) Isso prova que o Criador tem pena até mesmo dos animais.
O futuro dos animais
Fica claro que Deus não é insensível ao modo como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coisas que Deus pede da igreja
  • Coisas que Deus abomina
  • Voca o coisa de Deus
  • As coisas novas de Deus
  • 7 Coisas que deus nunca viu
  • Amar a deus sobre todas as coisas
  • O livro do G nesis assegura que ao criar todas as coisas Deus
  • Coisa e mais coisas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!