As Ciclovias De S O Paulo

Páginas: 9 (2038 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Universidade Presbiteriana Mackenzie






Planejamento de Comunicação








Turma 05G
Bruno Colombo
Bruno Miguel
Everton Cavalcante
Gerson Gouveia
Piero Castro
Ricardo Castilho


Pesquisa / Ciclovias

Datafolha
80% aprovam ciclovias em São Paulo
De formar geral, a maior parte dos moradores da capital paulista vê benefícios nas ciclovias, mas essa avaliação varia conforme a referênciaapresentada. Para o trânsito da cidade de São Paulo, por exemplo, 55% acreditam que as ciclovias trazem mais benefício do que prejuízos, 39% consideram que trazem mais benefícios do que prejuízos, e 6% não responderam. Em relação à cidade de São Paulo de forma geral, cresce a fatia dos que veem mais benefícios do que prejuízos (71%), e cai a dos que vem mais prejuízos (24%). Há ainda 5% que não opinaram.O índice dos que avaliam que as ciclovias trazem mais benefícios do que prejuízos para si é de 62%, em um patamar intermediário na comparação com os anteriores. Neste caso, fica em 18% fatia dos que avaliam que elas trarão mais prejuízos do que benefícios, e sobe para 19% a taxa dos que não souberam ou não quiseram opinar.
O Datafolha também consultou os paulistanos sobre a viabilidade dabicicleta como meio de transporte para atividades diárias, como ir ao trabalho e ir à escola, na cidade de São Paulo. A alternativa, neste caso, era o uso da bicicleta para atividades de lazer e esporte, e não para tarefas cotidianas. Para a maioria (60%), "a bicicleta é um meio de transporte viável para realizar tarefas do dia a dia, como ir ao trabalho, à escola, e se locomover pela cidade de SãoPaulo". Uma fatia de 39%, porém, avalia que "a bicicleta é um meio de transporte viável apenas para atividades de lazer e práticas de esportes, e não para ser usada no dia a dia em São Paulo". Há ainda 1% que não opinaram.
De forma geral, 60% dos paulistanos costumam passar de carro por ruas e avenidas em que há ciclovias. Entre os que são contrários às ciclovias, o índice dos que costumam passar decarro por uma via em que há faixas exclusivas para bicicletas sobe para 71%.
32% dos paulistanos possuem bicicletas
Um em cada três moradores da capital paulista (32%) tem bicicleta para uso próprio. A posse é mais alta entre os homens (41%), entre os paulistanos de 16 a 24 anos (46%), e no grupo dos mais ricos (45%), e mais baixa entre as mulheres (24%), entre aqueles que estudaram até o ensinofundamental (24%) e entre os mais velhos (15%).
Na parcela da população que possui bicicleta, somente 10% costumam usá-la todos os dias, índice igual ao dos que dizem que não utilizam. Há ainda 23% que usam pouco a bicicleta, menos de uma vez por semana, e os demais se dividem entre aqueles que a usam de uma a duas vezes por semana (42%), de três a quatro vezes por semana (12%), e de cinco a seisvezes por semana (3%).
Os usuários assíduos, que utilizam a bicicleta mais de três vezes por semana, correspondem a 25% do total de donos de bicicletas na cidade. Esse índice é mais alto entre os menos escolarizados (37%) e entre os mais pobres (37%) do que entre os mais escolarizados (17%) e os paulistanos com renda mensal de 5 a 10 salários (18%).
O uso de bicicleta no dia a dia para ir ao trabalhoou estudar é pouco difundido entre os donos de bicicletas: somente 17% utilizam-na para esse fim. Entre os que estudaram até o ensino fundamental e entre os mais pobres, a utilização da bicicleta fica acima da média (29% e 25%, respectivamente).
Entre os que possuem bicicleta, 47% já usaram alguma vez as ciclovias implantadas na cidade de São Paulo. Esses ciclistas - que já usaram as faixasexclusivas - também foram consultados sobre a frequência com que as utilizam, e apenas 17% declararam utilizar as ciclovias mais de três vezes por semana. A maioria costuma passar pelas ciclovias de uma a duas vezes na semana (42%) ou menos de uma vez por semana (36%). Há ainda 5% que não utilizam as ciclovias.
A ciclofaixa de lazer, instalada aos domingos em várias ruas e avenidas da capital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S O Paulo
  • S O Paulo
  • S o Paulo
  • S O Paulo
  • S O Paulo
  • S O Paulo
  • S O Paulo Um
  • S o Paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!