AS BEM AVENTURAN AS

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2015
AS BEM AVENTURANÇAS
MATEUS 5
1. E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2. E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11.Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Ser feliz dentro do contexto greco-romano era: ser culturalmente sábio; ter posses; ter influência; ter beleza física.
Os religiosos tinham muitoorgulho de si mesmos e se viam como superiores aos outros. Usavam a lei como forma de exaltação pessoal e justiça própria. Subjugavam os mais humildes e menos favorecidos na sociedade.
Jesus vai contra a mentalidade de que para “ser” alguém era necessário “ter” algo.
Ética do Reino de Deus
As bem aventuranças não são um meio de salvação, elas mostram o quanto o ser humano é incapaz de cumprir a lei deDeus.
Para Jesus ser bem aventurado é estar pleno, feliz, independentemente das circunstâncias. A felicidade está em ser dependente de Deus.
Mateus 5:3 – os pobres de espírito: aqueles que têm consciência de que em si mesmos não podem coisa alguma e que por isso dependem de Deus. O pobre de espírito sabe que tudo vem de Deus. Ao contrário dos que confiam na sua própria justiça e em seus própriosméritos, sendo orgulhosos e autossuficientes.
Versículo 4 – os que choram: são pessoas sensíveis. O que nos torna humanos é essa capacidade de sermos sensíveis diante das situações da vida, sensíveis diante das pessoas e sensíveis diante da pessoa de Deus. Os que choram não foram endurecidos pela vida. Os que choram sentem dor pelos seus pecados e falhas, estão sensíveis à voz de Deus. Por issorecebem o consolo do Espírito Santo. O pecado (orgulho) nos torna insensíveis em relação a Deus e também em relação ao próximo.

Versículo 5 – os humildes: o humilde não se impõe sobre os outros para obter poder. Não sente necessidade de se mostrar para obter aceitação dos outros ou para se mostrar maior. O humilde não tem medo de perder o seu lugar, por isso não é competitivo. Os orgulhosos,fortes, estão sempre disputando quem é o maior. Os humildes são felizes porque confiam no amor e no cuidado de Deus. Não vivem na corrida inquieta e desenfreada para obter coisas, são satisfeitos com o necessário, se satisfazem com a presença de Deus. Salmo 37:11. Sabem que “do Senhor é a terra e a sua plenitude…” Salmo 24:1, e sendo filhos de Deus têm a sua provisão.
Versículo 6 – os que têm fomee sede de justiça: justiça é a conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A justiça parte da existência de uma lei. Existe um padrão estabelecido por Deus. Nosso senso de justiça é muito limitado. Tratamos as pessoas por merecimento. Deus não nos trata como merecíamos ser tratados, mas com misericórdia e amor. Os que têm fome e sede de justiça sabem que em simesmos não são justos, que seu senso de justiça é tortuoso e que precisam da graça de Deus (Romanos 3:23 e 24). É Ele quem os justifica e capacita a exercerem justiça para com o próximo. Não se conformam com esse mundo e seus conceitos, por isso se posicionam contra a injustiça e anseiam pela manifestação do reino de Deus (justiça paz e alegria no Espírito Santo – Romanos 14:17).
Versículo 7 – os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BEM AVENTURAN AS Mateus 5
  • bens
  • Bens
  • Bens
  • Bens
  • Bens
  • Os bens
  • Bens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!