Arístedes sousa mendes

327 palavras 2 páginas
Biografia

A data do seu nascimento é 19 de Julho de 1885, na localidade de Cabanas de Viriato, próximo de Mangualde (Portugal). Pertenceu a uma família de conservadora, religiosa e monárquicas, tendo um irmão gémeo.

Licenciou-se em Direito, no ano 1907, após ter frequentado a Universidade de Coimbra, tal como o seu irmão gémeo. Ambos optaram pela carreira diplomática.

Este ocupou diversas delegações consulares portuguesas, entre elas: Zanzibar, Brasil e Estados Unidos da América, ganhando assim muito prestígio e muitos elogios por parte de Salazar. Contudo, como o seu irmão foi afastado do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, ficou indignado com o Governo Português.

De 1931 a 1938 foi cônsul em Antuérpia, passando a ser muito conhecido. Foi assim que após aproximadamente de serviço na Bélgica, Salazar, presidente do Conselho de Ministros e ministro dos negócios estrangeiros, nomeia Sousa Mendes cônsul em Bordéus, França.

No período em que o Nazismo estava a crescer na Europa, após o Aristides se tornar o cônsul em Bordéus, o Salazar proibiu a todos os cônsules de conferir vistos* aos estrangeiros de nacionalidade indefinida, contestada ou em litígio, aos apátridas e aos judeus que tenham sido expulsos do seu país de origem ou do país de onde foram cidadãos. Este, querendo ajudar as pessoas do extermínio nazi, quebrou o mandamento de Salazar e, por isso, milhares de pessoas se dirigiram a Bordéus desejando obter um visto de entrada para Portugal ou para os Estados Unidos.

A 8 de Julho de 1940, o Aristides volta a Portugal, uma vez que Salazar descobriu a sua desobediência. Como foi demitido pelo Salazar do cargo que exercia, procurou fazer-se justiça, apelando ao Supremo Tribunal Administrativo e à Assembleia Nacional, contudo, de nada valeu.

Aristides de Sousa Mendes acabou por morrer em 1954, com imensas dificuldades financeiras.

Visto - documento emitido por um país dando a um certo indivíduo permissão para entrar no país

Relacionados

  • Lista de espera 1
    85630 palavras | 343 páginas