Artróide

944 palavras 4 páginas
ARTRITE REUMATÓIDE CANINA
A artrite canina é a inflamação ou inchaço das articulações, em um cão. Este inchaço causa dor ao cão quando ele se move e, em casos mais sérios, há dor mesmo quando ele está parado. A artrite canina é uma condição que piora à medida que o cão envelhece, e rapidamente se torna um dos problemas mais sérios de saúde canina, porque afeta a capacidade de andar de seu amigo. Um em cada cinco cães, com idade superior a oito anos, é afetado de alguma forma pela artrite.
Embora seja mais raro, a artrite pode estar presente em cães mais jovens também.
A forma mais comum é a ARTRITE REUMATÓIDE CANINA. A Artrite Reumatóide
Canina é uma doença imunomediada rara, ocorrendo mais comumente em animais de pequeno porte com idade variando entre 8 meses e 8 anos. A artrite reumatóide, ocorre quando o sistema imunológico do cachorro cria anticorpos que matam as proteínas do corpo, obviamente um dos problemas mais sérios dos cães. A cartilagem nas articulações torna-se inflamada, como resultado da resposta autoimune. Normalmente são administrados esteróides para matar os anticorpos e fortalecer o tecido ao redor das articulações. Manifesta-se clinicamente por claudicação, edema periarticular, efusão intra-articular, dores, mal estar, anorexia, linfadenopatia e, algumas vezes, febre. O envolvimento articular é mais grave nas articulações carpianas e tarsianas.
Suas alterações imunológicas, estímulos desconhecidos induzem a produção de anticorpos das classes IgG e IgM. Os anticorpos da classe IgG atualmente podem ser detectados em 70% dos casos de Artrite Reumatóide através do teste de aglutinação de látex (fator reumatóide ), desenvolvido especificamente para a espécie canina. Este teste pode apresentar positividade para outras patologias, tais como: Doença de Lyme, Lupus Eritematoso Sistêmico, Leishmaniose, Ehrlichiose e
Micoplasmose, já que estas enfermidades podem causar uma poliartrite erosiva similar à encontrada na Artrite

Relacionados