Artistas

Páginas: 4 (888 palavras) Publicado: 19 de março de 2015


Vicente de Rego
Vicente do Rego Monteiro (Recife, 19 de dezembro de 1899 — Recife, 5 de junho de 1970) foi um pintor, desenhista, escultor, professor e poeta brasileiro. Iniciou seus estudosartísticos na Escola Nacional de Belas Artes, (Rio de Janeiro), em 1908.
Complementou seus estudos na França, na Académie Colarossi, na Academia Julian e na Académie de la Grande Chaumière.
Vicente do Rego2 era irmão mais novo de Joaquim do Rego Monteiro e Fédora do Rego Monteiro Fernandes, nasceu em Recife em 1899, filho de Ildefonso do Rêgo Monteiro e Elisa Cândida Figueiredo Melo prima de PedroAmérico.
Foi um artista múltiplo: pintor, desenhista, muralista, escultor e poeta. Freqüentou a Academia Julian em Paris, de 1911 a 1914, voltando ao Brasil para morar no Rio de Janeiro. Em 1920 expôsalgumas obras em São Paulo, conhecendo o grupo de modernistas da cidade e abrindo caminho para a exposição de oito obras suas na Semana de Arte Moderna de 1922, enfatizando temas nacionais. Inspirado nacerâmica marajoara e na cultura indígena, ilustrou o livro de P. L. Duchartre – Légendes, Croyances et Talismãs dês Indiens de l’Amazonie. Em 1923, faz desenhos de máscaras e figurinos para o baléLegendes Indiennes de Lamazonie.

Em 1930, depois de uma longa estada em Paris, veio ao Brasil trazendo a exposição da Escola de Paris a Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Exposição que inclui, entreoutros, quadros de Pablo Picasso , Georges Braque, Joan Miró, Gino Severini, Fernand Léger e suas próprias obras.
Essa exposição é importante por ser a primeira mostra internacional de arte modernarealizada no Brasil, com artistas ligados às grandes inovações nas artes plásticas, como o cubismo e o surrealismo. Ao ser apresentada em São Paulo, a mostra foi acrescida de telas de Tarsila do Amaral 3, que o artista conhecera em Paris na década anterior.
Dois anos depois, Vicente do Rego Monteiro fixaria residência no Recife, alternando períodos no Brasil e na França até 1950.
A pintura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artistas
  • Artistas
  • Artista
  • Artista
  • ARTISTAS
  • Artista
  • O artista
  • Artistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!