ARTIGOG2IDENTIDADES

1590 palavras 7 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2014
Ximena Murua Ribeiro
“Em sua opinião, a política externa americana no Oriente Médio confirma a tese de Edward Said em Orientalismo? Justifique sua resposta.”
Intelectual palestino de maior renome e influência no mundo, Edward Said é considerado um dos fundadores dos estudos pós-coloniais. Sua obra é inspiração para estudiosos sobre Oriente Médio e críticos do imperialismo passado e presente. Said tornou-se mundialmente conhecido através de sua principal obra, Orientalismo (1978), cujas contribuições foram decisivas à história das relações diplomáticas entre o Oriente Médio, de um lado, e o Ocidente, do outro.
Na obra, o autor se posiciona contra as representações do "Oriente" trazida pelos europeus até então. Ao retomar a história dos povos orientais e a forma como suas imagens foram construídas, Said revela que a representação "ocidental" do que é o "Oriente" pouco têm a ver com as culturas e os povos da região; sendo mais uma busca de diferenciação e uma tentativa de justificação do poder colonial do Ocidente sobre o Oriente. Além disso, o autor também revela o poder da cultura na dominação desses povos e as formas de resistência dos colonizados à dominação.
Com base em seus argumentos apresentados em Orientalismo, na obra Covering Islam (1981) Said aborda a forma com que a mídia produz imagens popularizadas do Islã. Ele demonstra como uma imagem do mundo islâmico - academicamente produzida durante séculos – opera para promover o colonialismo ocidental. Tal imagem negativa, propagada através de notícias, publicidade e literatura, atua para justificar pretensões hegemônicas norte-americanas em terras árabes. Dessa forma, Said demonstra que certos interesses fundamentam a intepretação de outras culturas, promovendo a institucionalização de certas interpretações, que se consolidam como conhecimento inquestionável. Said se propõe então a desvendar os reais interesses

Relacionados