ARTIGOEJAREVISADO

4047 palavras 17 páginas
EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, UMA EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO

Felipe Lima
Lara Teixeira
Maria Genilda
Marluce Lucas
Neuzita Apolinário
Sônia Regina

RESUMO: O presente artigo busca discutir como a gestão do Estado do Espírito Santo e o município de Vitória tem se comprometido com a construção e resgate da cidadania dos jovens e adultos, que é uma realidade educacional. Através de uma Pesquisa exploratória, documental e realização de entrevistas semiestruturadas, analisamos e refletimos sobre os documentos e as entrevistas efetuadas. Verificou-se como um dos principais resultados que ambas as Redes de educação têm uma política para a Educação de Jovens e Adultos. A SEDU utiliza o método de ensino que não considera a particularidade desse alunado, já a SEME – Vitória utiliza o método freiriano, porém ainda falta uma gestão comprometida e que invista para transformação do ensino, e com isso possibilitar estes jovens e adultos se tornarem emancipados intelectualmente, críticos, políticos e livres.

Palavras chave: Educação de jovens e adultos; Práxis; Paulo Freire.

Este artigo aborda a pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual do Estado do Espírito Santo e Rede Municipal de Vitória, realizada pelos alunos do 2º período do curso de Pedagogia da UFES, na disciplina de PEPP1, orientado pela Professora Dra Mariângela Almeida.

Introdução

Os estudantes de pedagogia e futuros professores acreditam que a educação é o que pode transformar o mundo. Constitui-se direito do ser humano que a educação seja fornecida desde as idades iniciais. Entretanto, percebe-se que na prática esse direito não tem sido vigorado.
Diante de nossas pesquisas, tomamos como eixo um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Paulo Freire. Criador de um método de educação de jovens e adultos (EJA), onde visa primordialmente acelerar a aprendizagem daqueles a qual o direito à educação foi privado. Está modalidade de ensino tem também como

Relacionados