ArtigoECOSOCefilantropia

4156 palavras 17 páginas
As Inciativas Filantrópicas no Âmbito do ECOSOC para a Promoção da
Educação

Ana Carolina Melos,
Eduardo Kreibich,
Gabriela Palacios González,
Gabriela Schiavon Quevedo,
Kevin Michael Vermillion,
Marcos Antônio Zaffari Júnior,
Régis Zucheto Araujo1

1. Introdução

O objetivo da elaboração do presente artigo visa ao estudo acerca da parceria filantrópica para promover a educação. Para tal estudo, o grupo irá se apoiar no relatório “Educação para Todos”
(EPT), elaborado em 28 de fevereiro de 2011. O relatório é baseado nos eventos realizados pela
ECOSOC na sede da ONU em Nova York, que reunem diversos participantes de fundações, setor privado, ONG’s e Academia para apoiarem as metas da EPT.
Dois tópicos ganharam destaque na agenda do encontro: (1) a expansão do acesso à educação e (2) a garantia de que os graduados saiam da escola com as habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Os participantes debateram os méritos de diversas maneiras novas e inovadoras para estimular o progresso, particularmente, entre os mais marginalizados. Lembrando que as metas estabelecidas pelo programa EPT tem como prazo para serem estabelecidos até 2015, o que não provavelmente não irá ocorrer: por isso a necessidade de que se tenha apoio maior e mais intenso da comunidade filantrópica na efetivação desse processo.
Durante o Evento, foram organizados dois objetivos primários para o desenvolvimento efetivo
1

Graduandos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na disciplina de Direito das Relações Internacionais.

do programa Educação para Todos, os quais abordam duas questões desafiadoras: (1) o acesso à escola primária para meninos e meninas e (2) educação e preparação desses jovens para a economia do futuro. Por que até hoje, apesar dos progressos significativos realizados desde

Relacionados