ARTIGO

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015
3.1) Compósito cimentícios
O cimento-amianto foi o primeiro material de construção civil reforçado com fibras naturais produzido em escala industrial.
No entanto, nas últimas três décadas o amiantovem sofrendo sérias restrições de uso, devido à constatação de enfermidades provocadas pelas fibras de amianto, como câncer e fibrose pulmonar. Atualmente, todos os países da atual União Europeia,Canadá, EUA e México, aboliram o uso do amianto. No Brasil, a Lei Orgânica de alguns municípios já proíbe o uso de derivados de amianto e, em termos nacionais, já está em fase de discussão no ConselhoNacional de Meio Ambiente (CONAMA), a diminuição do seu emprego. (bibliografia 1)

3.1.2) Processo Hatschek
O cimento amianto foi inventado por L. Hatschek, um austríaco que em 1900 patenteou o processode fabricação do cimento amianto sob o título de Processo de Manufatura para folhas de “pedras sintéticas” e agentes de ligação hidráulica. O processo Hatschek é empregado na fabricação de papel e detelhas onduladas. Neste processo, uma suspensão de água, cimento, alguns minerais e fibras são misturados e introduzidos em uma cuba, contendo cilindros envolvendo por uma tela. Estes Cilindrosrecolhem uma quantia desta mistura e o excesso de água fica retido no interior do cilindro. As finas camadas formadas nestes cilindros são agrupadas em um feltro que passa ao longo de caixas de vácuo, pararetirar o resta da água. As camadas acumuladas seguem para um outro cilindro, que prensa, uniformizando o produto (Negro et al.,2005) As técnicas de manufatura do processo Hatschek permanecembasicamente as mesmas até hoje. (Bibliografia 2 e 3)
Diante da inviabilidade do uso do amianto surge como solução uso de fibras sintéticas como substitutas; Entretanto há uma séria desvantagem na soluçãoencontrada: o custo da produção sobe até 40% com a substituição do amianto por uma fibra sintética. Neste contexto, ao longo dos últimos anos, muitos estudos relacionados com a substituição do amianto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!