Artigo

Páginas: 33 (8134 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2014
Assistência de Enfermagem ao Paciente com Alzheimer
Publicidade
Autores: COSTA,A.M.S.;SILVA,C.E.A.;SOBRINHO,C.E.; FÁVARO,M.M.Orientador: MUNHOZ, C.C.UNIVERSIDADE DE MARÍLIA – UNIMARA busca por métodos e técnicas assistenciais que possam aliar o aprimoramento cientifico ao tratamento holístico das necessidades humanas, relacionada à doença de Alzheimer, tem sido tema de estudo pelosprofissionais de enfermagem, visando ao cuidado e não deixando o cliente perder seus valores, seus costumes durante todo o tratamento. Objetivo: Ampliar os conhecimentos sobre a doença de Alzheimer nos idosos, identificar as respostas comportamentais e fisiológicas para direcionar uma assistência de enfermagem qualificada. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão literária, com natureza descritiva. Acoleta de dados foi realizada através da base de dados Lilacs, Scielo, livros e manuais. Após realizou-se a localização do material selecionado, a documentação, fichamento e apreciação crítica. A identificação a temática central em cada fonte foi utilizada de tal forma que contemplasse o objetivo proposto. Resultados e Discussão: Foram analisadas 20 referencias entre capítulos de livros, e artigospublicados entre 1992 e 2007. Após a analise, categorizou-se em: Conceito de Alzheimer, fatores predisponentes, características clínicas da doença na terceira idade, diagnóstico, tratamento, prevenção e assistência de enfermagem. Considerações finais: Sendo assim, para que se perceba o processo de adoecer e possa evitá-lo é necessário seguir algumas etapas que foram descritas, pois com oenvelhecimento ocorrem diversas transformações (desequilíbrios orgânico, eventos vitais entre outros), fatores pré-disponentes, o que facilita o instalar da doença. Recursos financeiros mostram-se extremamente favoráveis para o tratamento e pesquisa da depressão na terceira idade, porém é preciso inseri-los na sociedade através de um adequado suporte social, a fim de evitar o isolamento melhorando assimsua qualidade de vida.Palavras-chave:Ma l de alzheimer, idoso, assistência de enfermagem.
1 INTRODUÇÃO
O mal de Alzheimer é uma doença que se caracteriza por uma diminuição das atividades mentais em especial da memória.O risco de contrair Alzheimer aumenta com a idade, acredita-se que afeta aproximadamente 4% das pessoas com idade entre 65 e 75anos, 10% das que tem entre 75 e 85 anos e 17% detodas as pessoas com mais de 85anos. (MARINHO,1997).
De acordo com CORRÊA (1996) a doença de Alzheimer é a patologia mais comum no grupo das demências e é a quarta causa de morte de adultos e em 2050 pode atingir 14 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que 10 á 30% das pessoascom a doença tenha o tipo de doença degenerativa primaria de etiologia desconhecida com aspecto neuropatológico eneuroquímicos característicos, essa doença se instala usualmente de modo insidioso e desenvolve-se lentamente, mais continua por um período de anos pode ser curto de 2 a 3 anos.
Coloca-se como uma das maiores causas de morbidade entre os idosos, e sua prevalência está entre 2% a 5% dos pacientes com mais de 65 anos de idade ( MANFRIM & SCHMIDT, 2006).
Dados demográficos e epidemiológicos indicam que oenvelhecimento populacional em todo o mundo trouxe o aumento da prevalência de doenças degenerativas em geral; contudo, a demência do tipo Alzheimer (DTA) é considerada a causa mais comum e a forma mais freqüente de demência nos idosos. A sua prevalência vem aumentando expressivamente entre as diversas faixas etárias. Acomete pelo menos 5% dos idosos com mais de 65 anos, 15% a 20% após os 80 anose 40% a 50% após os 90 anos de idade (MACHADO, 2006; PITELLA, 2006). É responsável pela maior parte das síndromes demenciais, atingindo 50% a 60% dos casos na Europa e na América do Norte. Entretanto, no Brasil não há dados estatísticos concretos; estima-se, porém, que essa demência atinge por volta de 500 mil pessoas (MACHADO, 2006).
De início insidioso, lento e de declínio evolutivo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!