Artigo O registro da Hist ria

Páginas: 15 (3573 palavras) Publicado: 19 de abril de 2015
Documentação Histórica do Legislativo: pesquisando o registro histórico nas Atas da Câmara de Vereadores de Jaguarão, Rio Grande do Sul.


Fabiane Mesquita Haudt1
Alexandre dos Santos Villas Boas2



Resumo
Este artigo refere-se ao trabalho desenvolvido no projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa denominado Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica, o qual está realizandoa transcrição de atas da Câmara Municipal de Jaguarão- RS, para preservar e tornar acessíveis às informações contidas na documentação da referida Câmara, manuscritas a pena e tinta nanquim. Este acervo está armazenado no Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão para fontes de pesquisas, assim como para transcrição e digitalização do mesmo. O período de abrangência do livro três da Câmara deVereadores de Jaguarão, num total de 11 livros atas, está sendo transcritas neste projeto as atas do livro 03 que compreende de 1845 a 1848 que abordam as atividades da câmara municipal, referentes às demarcações das ruas, sobre o comércio de porta aberta, prisão de civis, entre outros assuntos referentes à comunidade exercidas pela Câmara de Vereadores de Jaguarão- RS, no período acima citado.Através deste trabalho se tornará possível à compreensão dos significados históricos da época da formação e delimitações da cidade de Jaguarão. A proposta principal é a preservação da memória através dos documentos históricos para que possam contribuir para a construção da história e identidade da comunidade.

Palavras- chave: Patrimônio. Documentação. Transcrição.






Resumen
Este artículo serefiere al trabajo realizado en el proyecto de extensión de la Universidad Federal de Pampa llamado Catalogación y digitalización de documentación histórica, que está llevando a cabo atranscrição las actas del Consejo de la Ciudad de Jaguarão- RS para preservar y hacer accesible la información contenida en la documentación de esta Cámara, pluma manuscrita y tinta china. Esta colección se almacena enel Instituto Histórico de fuentes Geographic Jaguarão para la investigación, así como la transcripción y digitalización de la misma. El período cubierto por tres Ayuntamiento Jaguarão del libro, por un total de 11 minutos de los libros, este proyecto se transcribe el libro de actas que comprende 03 1845-1848 que contiene las actas que se ocupan de las actividades del consejo municipal, enreferencia a demarcaciones de las calles, sobre el comercio de la puerta abierta, el encarcelamiento de civiles detenidos, entre otras cuestiones relativas a la comunidad que ejerce el Ayuntamiento de Jaguarão- RS, el período antes mencionado. A través de este trabajo será posible comprender el significado histórico de la época de la formación y los límites de la ciudad de Yaguarón. En la transcripciónse utiliza como libro de referencia Capitanía de São Pedro do Rio Grande: correspondencia Paulo Gobernador José da Silva Gama 1808 / Coord. Marcia Miranda Eckert, Liana Bach Martins. El objetivo principal es la preservación de la memoria histórica a través de modo que puedan contribuir a la educación de los estudiantes y de la comunidad local y diversos documentos regiones.


Palabra clave:Documentación del Patrimonio, la transcripción.







Introdução
O presente trabalho está sendo realizado através de uma parceria entre a UNIPAMPA, Campus Jaguarão, Prefeitura Municipal de Jaguarão, e o Instituto Histórico Geográfico de Jaguarão IHGJ. Como principal objetivo destaca-se a necessidade de levantar a trajetória do acervo documental, ressaltando a importância do mesmo enquanto um exemplar dahistória regional de um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul, representando a influência social e política para a contextualização da cultura e da história de Jaguarão. A disponibilização das informações a toda sociedade vem ao encontro das grandes questões como o acesso à história e a preservação da memória de um povo.
O trabalho está sendo desenvolvido por um Projeto de Extensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Hist Ria
  • Artigo Hist Ria
  • artigo de hist ria
  • Artigo Hist Ria
  • Artigo Cient fico de Hist ria
  • Artigo Hist ria e Genero ok 1
  • hist ria
  • Na Hist Ria Do

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!