ARTIGO SOBRE CURRICULO OCULTO

Páginas: 10 (2396 palavras) Publicado: 7 de março de 2015
A PRÁTICA DO CURRÍCULO OCULTO EM SALA DE AULA
¹Adênia Taise Carregosa dos Santos
¹Anne Beatriz de Jesus Silva
¹ Rafaela Souza Silva

Resumo
Essa pesquisa teve como foco a observação da presença do currículo oculto em uma sala de aula de educação infantil da Escola Estadual na cidade de Lagarto SE. Um dos seus objetivos foi apresentar quais os mecanismos utilizados na disseminação do currículooculto em sala de aula. Buscamos apresentar o currículo oculto de uma forma geral, procurando esclarecer o seu verdadeiro significado aos professores que o utilizam no seu dia a dia,mas que muitas vezes desconhece a sua funcionalidade.

Introdução
O presente artigo visa apresentar como o currículo oculto acontece em sala de aula. Para Silva (2011) o currículo oculto é composto por situações queacontecem no ambiente escolar, mas que não fazem parte do currículo oficial, e que contribuem para a aprendizagem social do educando.
Ele foi desenvolvido através de pesquisas de cunho bibliográfico e de observações realizadas durante o período de cinco dez dias na Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, situada na cidade de Lagarto SE.
Essa pesquisa teve como principal objetivo demonstrar aexistência do currículo oculto no processo de ensino aprendizagem, pois muitos professores ainda não sabem o que é o currículo oculto, mesmo utilizando-o diariamente em suas aulas elas não sabem para que o mesmo serve e como funciona. O currículo oculto é muito importante hoje para a sociedade em que vivemos, pois é através dele que os professores irão ensinar os valores sociais que vão ajudar o educandoa viverem melhor em sociedade. Através dessa pesquisa também iremos abordar o problema principal que acontece em toda prática educativa, que é a questão de como o currículo oculto interfere nessa prática. As perguntas que irão nortear nossa pesquisa serão as seguintes: Afinal, o que é currículo oculto? De que forma ele se manifesta em sala de aula? Quando o currículo oculto pode ser um fatornegativo ou positivo na formação do educando?
O texto será dividido em três partes, sendo que a primeira irá tratar do currículo oculto em geral; a segunda irá apresentar de que forma ele se manifesta em sala de aula; e a terceira e última irá identificar os fatores positivos e negativos do currículo oculto para a formação do educando.

Palavras-chave: Currículo Oculto. Prática Educativa. Sala de aula.Ideologia.

















1. O Currículo Oculto
A educação sistemática tem por base vários documentos que regem o seu processo de ensino aprendizagem, um deles é o currículo, sendo orientado para a inclusão de todos no acesso aos bens culturais e ao conhecimento (LIMA, 2006). Mas o significado e objetivo do currículo vão muito além, como mostra Antônio Moreira em Indagações sobre o Currículo:Currículo, conhecimento e cultura, segundo ele o currículo pode ser entendido como:

(a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
(b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelosalunos;
(c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas esistemas educacionais;
(d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
(e) os processos de avaliação queterminam por influir nos conteúdose nos procedimentos selecionados nos diferentes graus daescolarização. (MOREIRA, 2008, p.18)

Dessa forma podemos entender como currículo também todos os objetivos que estão nas entrelinhas e características do processo de ensino-aprendizagem que muitas vezes passam despercebidas, e não apenas o que está registrado em documentos oficiais. Nesse sentido, surge o termoCurrículo Oculto, que foi primeiro usado por Philip Jackson quando ele fazia análises sobre a organização da sala de aula no livro Life in Classrooms (Vida em Sala de Aula) de 1968:
(...) os grandes grupos, a utilização do elogio e do poder que se combinam pra dar um sabor distinto à vida em sala de aula coletivamente formam um currículo oculto, que cada estudante (e cada professor) deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre Curriculo Oculto Escolar
  • Curriculo Oculto
  • Curriculo Oculto
  • Currículo Oculto
  • Currículo Oculto?
  • Curriculo oculto
  • Currículo oculto e currículo oficial
  • Resenha currículo oculto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!