ARTIGO-QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Páginas: 46 (11397 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015


A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho Para o Bem Estar do Colaborador
Autor: Michele Nakagami Braule Pinto | Publicado na Edição de: Fevereiro de 2015
Categoria: Psicologia Organizacional
5          Avalie este Artigo:



Resumo: Esta monografia objetivou compreender a concepção e as influências da QVT nas empresas estudando a importância da utilização dos modelos para o bem estar notrabalho. Essa contribuição da QVT vem proporcionando ao colaborador variados tipos de satisfação e se tornando um fenômeno revolucionário nas organizações. O termo qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido analisado com mais riqueza de detalhes por diversos estudiosos, por isso é importante sua valorização. É muito abrangente e pertinente à época em que se valoriza o conhecimento, atecnologia, a liderança e outros fatores diversos, porém, muitas vezes, deixa-se de lado o principal agente das implementações práticas nas empresas. Os programas voltados para a qualidade de vida no trabalho realmente geram satisfação do colaborador, visando uma maior lucratividade e desempenho por parte dos seus colaboradores sendo, assim um bom investimento para as empresas e bem estar psicológico. E sefalamos em investimentos, as pessoas devem estar em primeiro lugar, pois são elas que constituem a organização. Este investimento no bem-estar no trabalho proporciona ao colaborador satisfação para executar suas tarefas.
Palavras-chave: QVT, valorização, bem estar psicológico, Psicologia Organizacional.
1. Introdução
Desde os tempos primitivos, a humanidade depara-se com uma tarefa vital: otrabalho. As sociedades primitivas satisfaziam suas necessidades de vida buscando alimentação, vestuário e moradia através da caça, colheita e procura de cavernas. Esta busca se dava de acordo com as necessidades imediatas. Com o desenvolvimento destas sociedades, o homem criou outras formas de trabalho como o cultivo de vegetais, a criação de animais, a construção da moradia e percebe que estas açõesasseguravam melhores condições de vida.
Entretanto, as primeiras associações estabelecidas à noção de trabalho foram negativas, vinculando-o a noção de sacrifício, de esforço incomum, de carga, fardo, algo esgotante para quem o realiza. A expressão “dar trabalho” significa algo que implica esforço, atenção, que causa transtorno ou preocupação.
Com o surgimento do Renascimento, os homens começaram acriar invenções para a realização diversas atividades e a estudar fatos da vida cotidiana. A partir deste período, originava-se o que hoje conhecemos como ciência. Uma das principais contribuições deste período foi a liberdade que o homem obteve de pensar, de investigar fatos da vida que antes só poderiam ser considerados à luz da religião, mas que agora poderiam ser vistos de diversas maneiras.O tempo passou, o sistema capitalista foi se instaurando na sociedade e cada vez mais a ciência se multiplicava. O homem percebeu que ele por si só ou com animais, não eram suficientes para gerarem energias para produzir o que o mercado estava em carência. Era preciso criar máquinas potentes e produtivas que satisfizessem a necessidade do mercado. 
Surgiu a Revolução Industrial, na qual homem emáquina competiam com o mesmo objetivo: produtividade. Eles se fundiam, como se fossem uma só pessoa. Não havia leis que regessem o trabalho, o homem era tido apenas como um objeto produtivo. Entretanto, o homem mostrou que na realidade, ele era apenas, homem, e possuía suas limitações, ainda que ele fosse eficaz e eficiente para realização de seu trabalho. 
Vários estudos para verificação dotrabalho e produtividade tiveram início nesta época, entretanto a meta era sempre a produtividade, não importando com a essência do trabalho: o ser humano. Nos Estados Unidos desenvolveu-se estudos que originaram a corrente da Administração Científica, tendo como pioneiro, Taylor. Já na Europa, desenvolveu-se a corrente da Teoria da Administração Clássica, cujo defensor foi Fayol.
Esta última...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo qualidade de vida no trabalho
  • Artigo qualidade de vida no trabalho
  • Artigo Qualidade De Vida No Trabalho CLAUDEMIR
  • Artigo Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho
  • ARTIGO CIENTÍFICO
  • Artigo: Qualidade de vida
  • Artigo" A qualidade de vida e as TICS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!