Artigo Mario Kraviski

2058 palavras 9 páginas
A CADEIRA DE PLÁSTICO EM DIFERENTES CONTEXTOS HISTÓRICOS

KRAVISKI, Mario, Graduando em Design; UNIBRASIL. mariokn@me.com RESUMO
Neste artigo o tema abordado é o uso do material plástico no design de produtos, mais especificamente em cadeiras. Iniciando desde a descoberta do material, o inicio do uso em produtos e inovações tecnológicas. Também será mencionado neste artigo a evolução do uso do plástico, sua historia dentro do design de cadeiras, partindo do início inovador, seguido de uma decadência do produto e por fim o ressurgimento das cadeiras de plástico conceituadas.
Palavras Chave: design de produtos, cadeira, plástico, linguagem do design, valor agregado INTRODUÇÃO

O plástico foi um material revolucionário no inicio do seu uso para a produção de produtos. Assim como as novas tecnologias que surgiram com ele, juntamente com estudos de formas e conceitos desenvolvidos por designers e arquitetos fizeram do plástico um material popular no design de

produtos.

(WILLHIDE, 2010)
Este material passou por períodos

de maior utilização na produção de

produtos, pois garantia a praticidade de produção. Inicialmente, utilizado na produção de produtos mais simples e mais tarde passando a adentrar o design de mobiliário. O principal produto que desenvolveu técnicas avançadas de utilização do plástico e suas diversas possibilidades de formas e acabamentos, foram as cadeiras, que quando surgiram, marcaram tendência e inovação, trazendo com elas modernidade e novidade. (CARDOSO, 2008)
Com estudos mais aprofundados a respeito do plástico, a produção de cadeiras tornou-se mais barata e rápida, fazendo com que as cadeiras de plástico viessem a se tornar populares e baratas, o que desvalorizou o material perante os consumidores de design.
Na década de 90, o plástico retorna com toda sua força de inovação e aspectos formais diferenciados, e com uma nova linguagem. O que fez com que as cadeiras de plástico passassem a retomar esse valor perdido com o tempo.
Graças a novas

Relacionados

  • Especialista
    37115 palavras | 149 páginas
  • Projeto Pedag Gico
    29597 palavras | 119 páginas