Artigo Malware

Páginas: 11 (2512 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
Malwares: Uma abordagem teórica sobre os softwares maliciosos

Mariel Rosana Pires (FAHOR) mp001266@fahor.com.br
Laides (FAHOR) lj001184@fahor.com.br
Ana Amália Colling (FAHOR) ac001551@fahor.com.br


Resumo
A propagação dos malwares é uma séria ameaça na Internet e responde por boa parte dos comprometimentos de sistemas computacionais. As ferramentas de segurança como antivírus efirewalls têm evoluído consideravelmente nos últimos tempos, no entanto os malwares não ficaram para trás, e a mais nova geração destes softwares maliciosos possui a capacidade de desabilitar softwares antivírus e ocultar-se no sistema, causando sérios problemas e tornando o computador instável e as comunicações inseguras. Neste contexto, o presente trabalho busca identificar os principais tipos demalwares e seu funcionamento, bem como os principais prejuízos causados pelos mesmos, utilizando como base casos notórios de invasão destes softwares, mostrando a importância da segurança da informação, principalmente nas empresas.
Palavra-chave: Malwares, Sistemas de informação, Softwares maliciosos.

1. Introdução
Com o desenvolvimento e implantação dos sistemas de informação, as ferramentasda tecnologia da informação passaram a auxiliar as organizações, os profissionais, os usuários e a sociedade na manipulação e comunicação das informações. Entretanto, atualmente, é fácil atacar a esses sistemas informatizados, pois estes estão conectados por meio das redes.
Os sistemas computacionais vulneráveis são facilmente explorados por atacantes que utilizam códigos maliciosos, os malwares,termo genérico que abrange todos os tipos de programa especificamente desenvolvidos para executar ações maliciosas em um computador.
Segundo dados do site Convergencia Digital (2012), o Brasil segue como o nº1 na América Latina em atividades maliciosas e figura na 4ª posição mundial, ficando atrás apenas dos EUA, China e Índia. Estima-se que os ataques cresceram 36% e chegaram a 4597 por dia.
Amobilidade e as redes sociais como não poderiam deixar de ser diferente, em função do seu consumo maior, entram na mira e passam a ser o principal alvo dos ataques. Porém, as organizações bancarias e até instituições governamentais, não ficam para trás, sofrendo constantemente com ataques, roubo de informações, dados, senhas e principalmente dinheiro, o que acarreta em grandes perdas todos osanos.
Em virtude deste cenário, o presente trabalho busca identificar os principais tipos de malwares, seu funcionamento, bem como as formas de prevenir-se contra o ataque destes códigos maliciosos.

2. Referencias Bibliográficas

2.1 CONCEITO DE MALWARE
Malware, código, programa ou software malicioso, são expressões que se referem a um programa que é inserido em um sistema, normalmente deforma encoberta, com a intenção de comprometer a confidencialidade, integridade ou disponibilidade dos dados da vítima, aplicativos ou o próprio sistema operacional (GOLDANI, 2005).
A produção de malwares tornou-se a ameaça mais significativa para a maioria dos sistemas, e apesar de sua programação parecer simples, eles podem causar sérios problemas tornando o computador instável e as comunicaçõesinseguras, ocorrências que necessitam de esforços de recuperação extensa dentro da maioria das organizações.

2.2 TIPOS EXISTENTES E FUNCIONAMENTO
O Malware pode ser classificado de acordo com a maneira como é executado, como se replica e pelo que faz. A classificação não é perfeita porque estas funções frequentemente se sobrepõem e as diferenças nem sempre são óbvias. Segundo o Comitê Gestorda Internet no Brasil (CGI.BR, 2006) e a Unicert Brasil Certificadora (2005), os principais malwares existentes são:

2.2.1 Vírus
Programa ou parte de um programa de computador, geralmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. Na sua origem os vírus residiam em arquivos executáveis e setores de boot de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Malware
  • Malware
  • Malware
  • Malware
  • MALWARE
  • Malware
  • Analise de Malware
  • Malware phishing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!