Artigo Iram1

1796 palavras 8 páginas
As linguagens escrita e oral e a produção de textos: desafios e perspectivas para o ensino da língua portuguesa.

Jeferson Iram Paes1
Nome completo do autor 2, fonte 11, negrito, à direita2

Resumo
Apresentam-se, neste texto, os aspectos relativos à formatação do artigo a ser submetido à Revista uox. Duas linhas abaixo do nome do autor, deve aparecer o resumo. Ele deve conter, no máximo, 250 palavras. Em espaçamento simples, com fonte 11, contendo os principais aspectos discutidos no texto, sobretudo o assunto, os objetivos, os resultados e a conclusão. Siga este modelo rigorosamente. As palavras Resumo e Palavras-chaves devem ser grafadas também com tamanho 11 e em negrito.
Palavras-chave: Aqui devem aparecer de duas a cinco palavras-chave, sempre separadas por ponto e vírgula (;), escritas com a primeira letra maiúscula.
06296380682

1 Introdução
Não se pode negar a intrínseca relação entre fala e escrita e como ambas influenciam na produção textual. Apesar de que a fala surge anteriormente à escrita, e é por meio da fala que primeiramente nos relacionamos com a linguagem, a escola, por sua vez, ao longo do tempo, tem priorizado a linguagem escrita como meio de apropriação de conhecimento, sob o status de bem social indispensável.
Nessa perspectiva a linguagem oral é pouco trabalhada na sala de aula, e quando utilizada para produção de textos, considerada como errada por uma grande maioria de professores. Tais concepções criam uma dicotomia entre a linguagem escrita e a falada como se ambas não fizessem parte de um mesmo sistema linguístico.
Desta forma, a escola procura homogeneizar a linguagem através da escrita, mas não pode negar a heterogeneidade linguística que se apresenta em sala de aula, nem ainda, que a língua não é objeto estático, mas em constante construção e reconstrução.
A inclusão desta temática nos PCN’s trouxe ainda mais questionamentos, já que, trata da oralidade e sua contribuição para a aquisição da escrita, incorporando a visão de

Relacionados