Artigo - imposto produtos importados

Páginas: 2 (329 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
Produto importado de até U$100 não pode ser tributado

Com a alta carga tributária no Brasil, as compras internacionais na internet tornaram-se atrativo entre brasileiros, principalmente por causados baixos preços. Segundo dados da Receita Federal, o número de produtos comprados por brasileiros entregues pelo correio vem crescendo ano após ano. Em 2013 o aumento foi de 45% comparado ao anoanterior. E, em 2014, já se aponta crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2013.
A dificuldade aparece quando o assunto é a incidência do imposto de importação.
O Regime de TributaçãoSimplificada (RTS), instituído pelo Decreto-Lei nº1.804/80, prevê que os produtos recebidos do exterior por meio de remessas postais (com exceção de bebidas alcoólicas, fumo e produtos de tabacaria) novalor de até US$ 100,00 (cem dólares) ou o equivalente em outra moeda, serão isentos do imposto de importação, desde que o destinatário seja pessoa física.
A contrario sensu, foram editadas a Portaria doMinistério da Fazenda nº156/99 e a Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal nº096/99, dispondo que apenas os produtos importados no valor de até US$ 50,00 (cinquenta dólares) serãoisentos de Imposto de Importação, e desde que, além do destinatário, o remetente também seja pessoa física.
Ocorre, tanto a Portaria do Ministério da Fazenda como a Instrução Normativa da Secretaria daReceita Federal extrapolaram os limites legais ao fixarem teto de isenção inferior àquele previsto no Decreto-Lei nº1.804/80.
Neste sentido, o Tribunal Federal da 4ª Região e o 10º Juizado EspecialFederal do Rio de Janeiro já decidiram que referidos atos administrativos, ainda que normativos, são ilegais. Em ambos os casos, a União foi condenada a restituir o valor do imposto de importaçãoindevidamente cobrado do contribuinte.
Nestes casos, resta ao contribuinte buscar o amparo do Poder Judiciário, já que, sob fundamento legal do Decreto-Lei nº1.804/80, é isento de imposto de importação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • compra de produtos importados sem pagar impostos
  • produtos importados
  • PRODUTOS E SEUS IMPOSTOS
  • Produtos importados e exportados
  • A tributação de ICMS em produtos importados
  • Desenvolvimento de Produtos : LEASING DOMÉSTICO DE PRODUTOS IMPORTADOS
  • Icms produtos importados – alíquota de 4%
  • Principais produtos importados e exportados do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!