Artigo Empreendedorismo e Governan a Corporativa FAETE

4307 palavras 18 páginas
1. INTRODUÇÃO

O empreendedorismo tem sido assunto de destaque em todo o mundo, pela importância econômica que a atividade representa atualmente na economia de vários países. Muitas pessoas têm buscado no empreendedorismo sucesso profissional e a tão sonhada independência econômica. Impulsionados pelo grande crescimento do empreendedorismo, vários cursos, livros e pesquisas sobre o assunto aumentam a cada dia, além de incentivo do governo e entidades de classes, com o objetivo de promover capacitação e despertar interesse para a atividade empreendedora a esses entusiastas, no sentido de organizarem seu negócio de maneira que o sonho não possa ser transformado em pesadelo.

Embora o número de empreendedores aumente a cada dia, nem todos os casos são bem sucedidos. Milhares de novos empreendimentos surgem a cada mês e não conseguem completar um ano, por problemas de gestão, principalmente causados pela falta de planejamento. Motivados pela possibilidade de tornar-se seu próprio “patrão”, muitos investem suas economias em atividades sem nenhum planejamento, sem, muitas vezes, nem sequer conhecer o ramo no qual pretendem atuar, ou, o que é ainda pior, buscam financiamentos em bancos e com o mau desempenho do negócio se veem endividados e frustrados.

O presente artigo tem como objetivo analisar a visão de alguns empreendedores familiares no município de Piracuruca, estado do Piauí, em relação ao tema de empreendedorismo e governança corporativa, buscando entender quais os principais entraves para a adoção de práticas de governança corporativa.

A relevância desse estudo está na possibilidade dos benefícios que os empresários locais podem obter se dispuserem de conhecimento de como podem profissionalizar seus negócios, tornando-os mais transparentes e atrativos para colaboradores internos e externos, adotando estratégias de planejamento como forma de melhorar a gestão.

2. METODOLOGIA DA PESQUISA

Os métodos utilizados neste artigo quantos aos objetivos foi à

Relacionados