Síntse 12 homens e uma sentença

1058 palavras 5 páginas
Síntese – Doze homens e uma sentença. O filme se passa em único local, uma sala onde os jurados conversavam entre si o para decidir se o acusado é culpado ou inocente, a decisão desses jurado terá que ser unânime, pois poderá implicar na condenação do garoto, e caso se fosse condenado, iria para a cadeira elétrica. Cada jurado se dirigia ao outro apenas pelo número que foi atribuído a eles. A maioria dos jurados está com pressa de ir embora e voltar para sua vida de sempre, e a sala está desagradável pelo calor, dando logo a sua sentença de “culpado”. Porém, o jurado número 8, o único que voltou para a inocência do garoto, começa a questionar se realmente o réu é culpado, se essa verdade é inquestionável ou se não há ali algo além do que lhe foi mostrado. Começando então a discussão que atinge a si próprios com o intuito de chegar a uma conclusão, dessa forma, começam a surgir conflitos pessoas entre os participantes. Os jurados acabam discutindo sobre o destino do garoto, tento muitos conflitos por causa da exaustão e pelo grande envolvimento de todos naquele caso. O jurado número 8 fez emergir nos outros, sentimentos e dúvidas em relação ás suas próprias vidas. Por fim, os jurados, depois de uma longa discussão tomam uma decisão e decidem votar de forma que o resultado e a posição sejam únicas, sendo assim, todos os votos contra a condenação do réu.
Ligações com a Teoria:
O filme abrange sobre o grupo, fazendo-nos observar logo no inicio, a condenação dos réus conforme a teoria de Bion (1999 apud Zimermann 2000), em direção a execução de tarefas operando no plano do ego consciente, sendo dominado como “grupo de trabalho” o grupo que funciona em busca de uma solução harmoniosa para as necessidades e objetivos.
Os doze jurados eram de condições sociais, idades, religiões, diferentes e na votação para a condenação do réu, apenas um votou a favor da inocência, fazendo os demais componentes se assustar, segundo Pichon-Rivière (1988), a teoria do vínculo tem um

Relacionados