Artigo ECI1 1

1446 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ECONOMIA E COMÉRCIO INTERNACIONAL I
Prof.: Jales Dantas da Costa
Aluno: Edmilson Cunha Melo Neto – Matrícula: 11406426
Ideias econômicas na Europa Ocidental da era mercantil ao capitalismo comercial1
RESUMO
A era mercantilista foi o berço para inúmeras transformações nas trocas até o presente momento. Ao analisarmos o modo como o lucro passou de apenas o excedente nas produções feudais para o lucro através das trocas em diferentes regiões, observa-se como as leis de oferta e procura e as políticas das nações atuais sobre os produtos importados conseguem criar uma balança na economia mundial, na tentativa de alcançar um equilíbrio econômico.
PALAVRAS-CHAVE: mercantilismo; capital comercial; lucro.
INTRODUÇÃO
O mercantilismo conseguiu destacar-se pelas relações comerciais que modernizaram a sociedade de maneira a mudarem a visão que se tinha do lucro.
O capital mercantil gerava lucro quando o preço pelo qual uma mercadoria era vendida era suficientemente alto para cobrir o preço pago por ela, mais as despesas de manuseio, armazenagem, transporte e venda da mercadoria e, mais ainda, um excedente sobre esses custos. (HUNT, & LAUTZENHEISER, 2013, p. 56)

Apesar disto, é possível analisar que as rápidas mudanças daquela época trouxeram formas de lucro ainda maiores, no caso, sobre estes excedentes. Se formos observar os escritos de Nicholas Barbon, ele nos apresenta três noções importantes que se fizeram presentes em quase todos os primeiros registros mercantilistas que discutiam o conceito de valor. Foram eles o “valor natural”, as forças de oferta e demanda e o “valor intrínseco”. Os diferentes conceitos de valor é o que é importante a se discutir quando se fala de lucro, uma vez que é necessário o entendimento de como e incrementa um valor de acordo com fatores externos ao da produção de uma mercadoria.
VALOR E LUCRO NO MERCANTILISMO
O valor natural da

Relacionados