Artigo Claretiano Aliteia

4156 palavras 17 páginas
Alitéia dos Santo Dutra Magalhães RA 1082997
Lilian Martins de Oliveira RA 1080428 Nirley Martins Fontoura RA 1081721

Licenciatura em Pedagogia

LUDICIDADE: O JOGO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientadora: Profª Simone Angela de Medeiros Dallabrida

Centro Universitário Claretiano

BURITIS
2014

1. Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar as influências das brincadeiras e jogos lúdico-recreativas e o lúdico no processo ensino aprendizagem. Analisando a importância dessas brincadeiras para os alunos segundo a literatura através de estudos e pesquisas relacionadas à temática lúdica, brincadeiras e atividades recreativas. Esse estudo pode analisar a importância das brincadeiras lúdicas em sala e nas aulas de Educação Física e sua ação dentro do processo ensino aprendizagem perante o pensar de alguns autores.

Palavras chave: Brincadeiras lúdico-recreativas - Jogos – Ludicidade em sala de aula

2. Introdução

A brincadeira tem a força de impulsionar o processo de construção da aprendizagem, com ela o ato de aprender torna-se mais espontâneo e prazeroso. A brincadeira pode proporcionar ao aluno um melhor relacionamento consigo mesmo e com o mundo, pois a ação de brincar atua nas suas diversas estruturas, transcendendo as situações de brincadeira e materializando-se no concreto do dia a dia.
O lúdico deve ser ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem, por isso deve estar presente nas salas de aulas e nas atividades recreativas dos anos iniciais, para ajudar os alunos na criação da sua personalidade, na participação cultural, critica e criativa e para o pleno exercício do prazer de viver. Através da atividade lúdica a criança forma conceitos, seleciona ideia, estabelece relações lógicas, integra percepções, fazem estimativas e o que é mais importante, vai se socializando. A ludicidade atua de forma interdisciplinar

Relacionados