artigo científico-A Importância do Modelo TCPIP na Evolução das Redes de Computadores

2449 palavras 10 páginas
A Importância do Modelo TCP/IP na Evolução das Redes de Computadores

Anderson Felipe Diefenbach

Resumo:
Discorrer de forma clara sobre o histórico das redes de computadores, bem como o histórico da evolução do modelo de referência TCP/IP, no que tange suas características e demais informações pertinentes a tal modelo e por final, comparar a relação entre modelo TCP/IP com o modelo OSI.

INTRODUÇÃO
O conjunto de protocolos TCP/IP ( Transmission Control Protocol/Internet Protocol ) são o pilar das comunicações na Internet, como os protocolos TCP e IP são os mais conhecidos, dão desta forma nome ao conjunto. Este conjunto de protocolos foi desenvolvido de forma a permitir a partilha de recursos entre os diversos constituintes de uma rede.
O TCP/IP é um protocolo estruturado por camadas, estando a camada TCP ( Transmission Control Protocol ) acima da camada IP ( Internet Protocol ). A camada TCP gere o envio das mensagens ou ficheiros, necessitando por vezes de dividi-los em vários pacotes de tamanho apropriado, no receptor a aplicação que implementa a camada TCP será a responsável pela sua reconstrução.
A camada IP tem a responsabilidade de fazer chegar o pacote ao endereço IP de destino, o pacote é-lhe entregue pela camada TCP juntamente com o endereço do computador a que se destina. Durante a viagem o pacote passará eventualmente por vários sistemas, onde eventualmente será verificado o endereço do destinatário de forma a rotear o melhor possível o trajeto.
O TCP/IP usa o modelo cliente/servidor, onde uma aplicação cliente pede um serviço a uma aplicação servidor (a aplicação cliente normalmente encontra-se num computador distinto da aplicação servidor). A comunicação TCP/IP é ponto-a-ponto, o que significa que quando o cliente e servidor estão em computadores distintos às mensagens envolverão apenas esses dois computadores.

1. Histórico das Redes de computadores
Vamos começar em 1960, por esta década já haviam algumas redes de computadores, a

Relacionados

  • TCC1
    27865 palavras | 112 páginas