Artigo cientifico - Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Introdução: a “escola do planejamento” no contexto
“Eu estava em uma cama quente e, de repente, sou parte de um plano.” Woody Allen em Neblina e Sombras
E ste é um livro da história de tipos do chamado planejamento estratégico. Através de sua literatura, traçamos a história desse conceito, de suas origens por volta de 1965 até sua ascensão à notoriedade e queda subseqüente. Fazendoisso, procura- mos aprender sobre o planejamento, a estratégia e a relação entre os dois. Tam- bém procuramos entender, de forma mais minuciosa, como a literatura de admi- nistração pode, às vezes, perder o controle; de forma mais ampla, qual é o lugar qual é o lugar apropriado para análise nas organizações; e de forma mais prática, os papéis que podem ser desempenhados nasorganizações de hoje por planejadores e planos, assim como pelo planejamento. A história da ascensão e queda do planejamento estratégico, em outras palavras, ensina não apenas a técnica formal, mas tam- bém como as organizações funcionam e como os gestores estão ou não estão à altura desse funcionamento; também como nós, seres humanos, pensamos e, às vezes, paramos de pensar.
Este livrocomeçou como parte de um trabalho maior. Em 1968, decidi escre- ver um texto chamado The Theory of Management Policy, reunindo a literatura baseada em pesquisa que ajuda a descrever os processos da administração geral. Seriam capítulos sobre gestão empresarial, estrutura organizacional e poder na organização, entre outros, bem como um capítulo sobre o processo de formação da estratégia.Mas depois que cada um desses três primeiros capítulos tornou-se um livro diferente (Mintzberg, 1973, 1979a, 1983), era justo que o capítulo res- tante também constituísse um livro. Entretanto, isso não aconteceu. Em linhas gerais, ele se mostrou longo demais para um livro e, por isso, foi dividido em dois volumes, o primeiro chamado Strategy Formation: Schools of Thought, e o outro,Strategy Formation: Toward a General Theory. O primeiro volume foi bem até eu escrever o terceiro capítulo, sobre a “escola do planejamento”. Esse também ficou muito longo. Assim surgiu publicação: um livro dentro de um livro dentro de um livro dentro de um livro.
Colocar este livro em seu contexto pode ajudar a explicar seu foco específico, que alguns leitores podem achar estreito, especialmentequanto à visão de plane- jamento. Mas embora realmente restrinja os limites do planejamento, faço-o por- que acredito que a definição estreita que atribuo ao processo é apropriada.
Um dos problemas, como veremos, é a relutância dos proponentes do planejamento em limitar de alguma forma o conceito. Na verdade, em outros aspectos, este livro tenta ser bastante amplo, ao tratar, portentativas, a questão mais importante: o lugar certo da análise, não somente nas nossas organizações, mas também em nossa composição cognitiva como seres humanos. Confundir análise com “racio- nalidade” – chamando-a de “sistemática,” “objetiva,” “lógica” e outras coisas boas – estreitou nossa visão do mundo, às vezes com conseqüências desastrosas. A estreiteza pela qual prefiro seracusado está em tentar levar os processos analíti- cos que menosprezam nossa capacidade de síntese de volta para o lado da cogni- ção humana (o hemisfério esquerdo do cérebro?), onde é seu lugar.

Vale a pena falar um pouco sobre as dez escolas de pensamento de formação de estratégia antes de começarmos (ver Tabela 1, também Mintzberg, 1990b). Três são prescritivas, buscando explicar asmaneiras “corretas” de se ocupar com a
Vale a pena falar um pouco sobre as dez escolas de pensamento de formação de estratégia antes de começarmos (ver Tabela 1, também Mintzberg, 1990b). Três são prescritivas, buscando explicar as maneiras “corretas” de se ocupar com a elaboração da estratégia. A primeira eu chamo de “escola do design”, que conside- ra a formulação de estratégia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper
  • Resenha sobre o texto “Ascensão e queda do planejamento estratégico” por Henry Mintzberg
  • Artigo planejamento estrategico de midia
  • Resenha de artigo
  • artigo planejamento estrategico
  • artigo cientifico planejamento de processos
  • PRÉ ARTIGO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • Artigo Cientifico sobre Planejamento Tributario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!