ARTIGO CIENT FICO

Páginas: 13 (3084 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
O uso e os impactos da reciclagem de cromo em indústrias de curtume em Mato Grosso do Sul, Brasil 
Usage and recycling of chromium at tanneries in Mato Grosso do Sul, Brazil
 
RESUMO
Um estudo da dinâmica de emissão de cromo foi realizado em dois curtumes representativos de Mato Grosso do Sul. Apenas cromo III foi encontrado durante a investigação. Foram realizadas extensivas análises químicasde cromo nos efluentes e corpos receptores durante seis meses e os valores obtidos foram comparados com os da legislação existente. Demonstrou-se que, em alguns casos, a concentração de cromo atinge níveis ecologicamente perigosos, pois foram encontrados valores acima do permitido para águas. O processo de reciclagem de cromo em curtumes mostrou-se como um processo para a normalização dasconcentrações de cromo nas diferentes etapas de produção e na emissão desse elemento.
Palavras-chave: Curtume, cromo, reciclagem e impactos ambientais.

ABSTRACT
A study of the dynamics of chromium emissions was carried out at two major tanneries operating in the State of Mato Grosso do Sul. Chromium III was the only species found during the investigation. Extensive chemical analyses for chromium wereperformed at the effluents and receptive sites for six months and the results were compared with the values required by the existing official acts, showing that they are were above ecologically dangerous levels. The concentrations of chromium in waters also were found to exceed the permissible values, but with a tendency toward reduction. Recycling was found to be the important operation capable ofnormalizing chrome concentrations at the various steps of production and in the release of this element into the environment.
Keywords: Tannery, chromium, recycling and environmental impact.

 
INTRODUÇÃO
O cromo é um elemento bioativo que, embora presente no organismo em pequenas quantidades, realiza importantes funções, particularmente no metabolismo da glicose. No entanto, quando em concentraçõeselevadas, e sobretudo em estado de oxidação diferente de 3, é potencialmente perigoso à saúde e ao equilíbrio ambiental (Nriagu & Nieboer, 1988).
Dada a toxicidade de seus compostos hexavalentes (mais tóxicos e mais voláteis) e das formas trivalentes (toxicidade essencial), o uso de cromo nas atividades domésticas e industriais tem sido objeto de interesse especial, em termos de sua circulação ede suas emissões na atmosfera, assim como de seu transporte e transformações.
Seus usos mais comuns, e por conseguinte suas principais fontes no meio ambiente, são a mineração e as indústrias de cromagem e de curtimento de couro para confecção de bens de consumo. Ressalte-se que a legislação brasileira impõe uma série de regras rigorosas aos projetos industriais que utilizam esse elemento (Silva &Pedroza, 2001).
O cromo é usado em grande escala para a transformação de peles de animais em um produto que resiste à biodegradação: o couro. O composto aplicado nesse processo é o sulfato de cromo III — Cr2(SO4)·xH2O —, comumente referido como sal de cromo (Mota, 2001). O composto promove o enrijecimento da pele, garantindo a preservação do produto final.
O Estado do Mato Grosso do Sul possui omaior rebanho bovino no país, cerca de 25 milhões de cabeças, ou seja, 13% do rebanho nacional. Essa oferta de matéria prima aliada aos incentivos fiscais implementados, favorece a instalação de curtumes. No Estado existem cerca de 11 curtumes instalados (SINDICOURO/MS, 2006), sendo que a maioria produz o couro até o produto pré-fabricado conhecido como "wet-blue", tecnicamente denominada as pelescurtidas em sais de cromo, que apresenta um tom azulado e pode ser armazenado por longos períodos em estado úmido, sem que venha se decompor. Até o momento, que se saiba, não consta nenhum estudo a respeito dos impactos das emissões do cromo em cursos d’água em Mato Grosso do Sul, desta forma há a necessidade de avaliar as concentrações de cromo neste tipo de industria, suas emissões e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura Artigo Cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO 2
  • ARTIGO CIENT FICO
  • Artigo Cient Fico
  • Artigo cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO
  • Resenha Artigo Cient Fico
  • ARTIGO CIENT FICO ORIGINAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!